Mercados

CVM dá multas de R$ 1 bilhão em 2019; veja relatório

12 mar 2020, 21:03 - atualizado em 12 mar 2020, 21:03
O valor mais do que dobrou na comparação com o ano de 2018 (Imagem: Divulgação CVM)

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) arrecadou R$ 1,040 bilhão em multas aplicadas no mercado financeiro, mostra um relatório enviado ao mercado nesta quinta-feira (12).

Foram julgados 98 processos sancionadores, com  226 acusados multados, 44 advertidos, 18 inabilitados e 21 foram objeto de proibição.

Evolução do valor total de multas por ano

Além disso, explica a autarquia, foram iniciados 102 procedimentos administrativos investigativos ou sancionadores, sendo 17 inquéritos administrativos, 79 termos de acusação de rito ordinário e 6 termos de acusação de rito simplificado.

As áreas técnicas da CVM que realizam procedimentos de supervisão emitiram 488 ofícios de alerta.

“Houve, ainda, o encaminhamento de 74 ofícios aos Ministérios Públicos nos Estados e 110 ofícios ao Ministério Público Federal. Tais documentos envolviam informações relativas a indícios de crime identificados tanto em procedimentos administrativos sancionadores como no curso da atuação geral da Autarquia”, revela a nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja a íntegra do documento:

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Leia mais sobre: