CVM

CVM aponta redução relevante no apetite pelo risco

29 maio 2018, 17:49 - atualizado em 29 maio 2018, 17:50

Por Investing.com – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou nesta terça-feira (29) o Boletim de Riscos da CVM, sinalizando queda relevante no indicador de apetite pelo risco, na comparação com abril. Agora, o índice está em um patamar mais próximo aos demais indicadores.

De acordo com a CVM, a queda pode ser atribuída tanto ao componente de renda fixa, mais especificamente ao comportamento do spread entre as taxas pagas nos títulos de países emergentes quando comparados aos treasuries americanos, quanto à componente de renda variável nacional.

O levantamento aponta que outros índices brasileiros de ativos de risco demonstraram comportamento semelhante no que diz respeito ao desempenho, com performance mensal abaixo do ativo de risco mais baixo (CDI), com exceção dos fundos multimercado, esses beneficiados pela tradicional alocação em moeda estrangeira.

O boletim da CVM destaca ainda o contexto de aversão mais forte ao risco na cena externa, que fica evidenciado pela manutenção do indicador de Preço/Lucro Estimado das economias avançadas em patamares baixos para o histórico recente, pelo desempenho negativo dos índices globais de títulos corporativos, além do aumento de sua volatilidade, além da nova alta do spread entre as taxas pagas nos títulos de países emergentes quando comparados aos treasuries americanos.

Leia mais sobre: