CVC prevê mais ofertas de assentos pelas companhias aéreas a partir de fevereiro
A operadora de turismo CVC Brasil (CVCB3) prevê uma melhora no volume de ofertas de assentos pelas companhias aéreas no Brasil a partir de fevereiro de 2020, o que poderia ajudar a reduzir a pressão recente sobre as margens, disse nesta sexta-feira o diretor-presidente da companhia.
“A partir de fevereiro a oferta de assentos pode melhorar”, disse Luiz Fernando Fogaça em teleconferência com analistas sobre os resultados do terceiro trimestre.
Na noite da véspera, a CVC informou que teve queda no Ebitda e na receita líquida de julho a setembro, no comparativo anual, refletindo efeitos do colapso da companhia aérea Avianca Brasil, que reduziu o número de assentos e aumentou o preço das passagens.
As ações da companhia de turismo abriram em queda nesta sexta-feira, passando a despencar durante a maior parte do dia. Às 15h57, recuavam 10,5 por cento, enquanto o Ibovespa tinha baixa de 1,05 por cento.
Além do fim da Avianca Brasil, a CVC citou no balanço que a demanda por produtos de turismo de lazer foram impactadas pelo aparecimento de manchas de óleo em centenas de praias do Nordeste do país. O período também seguiu marcado pela suspensão de voos de algumas aeronaves da Boeing no país, devido a manutenção e a investigações sobre falhas em softwares.
Nesta semana, a Gol (GOLL4) e a Azul (AZUL4) informaram que em outubro o nível de ocupação de suas aeronaves cresceu mais uma vez no comparativo anual.
“Esse foi mais um trimestre desafiador para a CVC e esperamos que continue no quarto trimestre, considerando o desequilíbrio contínuo da oferta/demanda de voos no Brasil”, afirmou Richard Cathcart, do Bradesco BBI.
Apesar desse quadro, Fogaça disse que a CVC vai manter diferencial de preço “para continuar ganhando mercado”.