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CVC (CVCB3), Marcopolo (POMO4) e mais: Recuperação do setor de turismo começa no 4T22, dizem analistas

08 dez 2022, 16:05 - atualizado em 08 dez 2022, 16:05
CVC
Empresas como a CVC, que consegue capturar a demanda momentânea, devem ser as mais beneficiadas no período, disseram analistas (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

O quarto trimestre é sempre um destaque para o setor de turismo, e a alta temporada pode causar movimentações no desempenho das empresas, disse a Terra Investimentos.

Os analistas Régis Chinchila e Luis Novaes avaliam que, neste período, as empresas que conseguem capturar a demanda momentânea devem ser as mais beneficiadas, como a CVC Brasil (CVCB3), que vende diretamente ao consumidor final.

As empresas de indústria auxiliar, como Marcopolo (POMO4), Tupy (TUPY3) e Embraer (EMBR3), são beneficiadas com a retomada do setor, segundo Chinchila e Novaes, “o que iria proporcionar maior investimento das empresas de transportes aos clientes desse segmento”.

Para a Genial Investimentos, assim como CVC, as aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) devem seguir o movimento e reportar números melhores em dezembro.

4T22 de recuperação

O time de análise da Terra enxerga o quarto trimestre como o início da recuperação do setor, que, segundo analistas, não deve ser rápida. Chinchila e Novaes dizem que a situação econômica ainda não é favorável ao consumo no país.

“Os juros foram elevados para segurar a inflação impulsionada pela pandemia de Covid-19 e guerra da Ucrânia, além de uma parcela significativa da população ter acabado endividada ou com o poder de compra reduzido”, explicam.

Variáveis importantes e que podem refletir na definição de custos das empresas de transporte e turismo também foram destacadas pelo time, como as incertezas que podem influenciar no dólar e no petróleo.

Outro ponto mencionado pelos analistas é que, no exterior, espera-se que as principais economias do mundo entrem em recessão, o que certamente traria impactos para a economia brasileira, segundo eles.

“Os últimos anos foram bem ruins para o setor, portanto, é esperado que a melhora relativa seja considerável, mas essas incertezas devem prolongar esse ciclo até que a situação econômica esteja completamente reestruturada no Brasil e no exterior”.

Modal aéreo ou rodoviário?

A Terra destaca que o petróleo esteve o ano todo em patamares elevados, e os combustíveis são o principal componente dos custos das empresas aéreas, que tentam repassar esses custos ao consumidor final.

Este ponto tem um impacto menor no modal rodoviário, o que faz com que as empresas do segmento se beneficiem, segundo os analistas.

“Ainda há muitas incertezas sobre como se comportará a commodity nos próximos meses, mas os custos não devem ficar significativamente menores no curto prazo, o que indica que as empresas rodoviárias devem seguir sendo beneficiadas”.