Cury (CURY3) vê queda no lucro líquido, mas tem números recordes em 2022
O lucro líquido da construtora e incorporadora Cury (CURY3) somou R$ 97,3 milhões no quarto trimestre de 2022, montante 12,8% abaixo do visto no mesmo período de 2021.
Entretanto, a receita líquida cresceu 18,2% no comparativo anual, para R$ 580,5 milhões. A margem bruta subiu ligeiramente 0,2 ponto percentual, para 38,2%.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado atingiu R$ 131 milhões nos últimos três meses do ano passado, queda de 4,1% na base anual. Com isso, a margem Ebitda ajustada da Cury caiu 5,2 p.p. na mesma base de comparação, a 22,6%.
Vendas sobem, mas lançamentos caem no 4T
As vendas líquidas da construtora e incorporadora atingiram R$ 753,1 milhões no quarto trimestre, alta de 23,2% na base anual, conforme informado em prévia operacional divulgada em janeiro.
Contudo, entre outubro a dezembro, a empresa apresentou queda de 29,4% no valor geral de vendas (VGV) de lançamentos ante um ano antes, somando R$ 556,2 milhões.
À época, o CFO da Cury, João Carlos Mazzuco, disse ao Money Times que foi uma estratégia adiantar os lançamentos para o primeiro semestre, já que no último trimestre do ano teria eleições e a Copa do Mundo.
Por sua vez, a construtora lançou cinco empreendimentos no trimestre, com preço médio de R$ 259 mil por unidade. O montante ficou 7,6% acima do visto no ano anterior.
Cury tem ano de números recordes
No acumulado de 2022, o lucro líquido da construtora e incorporadora chegou a R$ 348,4 milhões, crescimento de 10,5% em relação ao reportado em 2021, enquanto a receita líquida avançou 29,9%, para R$ 2,25 bilhões.
No entanto, o Ebitda ajustado da Cury ficou em R$ 456,3 milhões de janeiro a dezembro, montante 20,4% acima do visto um ano antes.
No ano passado, as vendas líquidas cresceram 28,2% na base anual, totalizando R$ 3,29 bilhões. Já o VSO (vendas sobre oferta) chegou a 75,3% no período, subindo 3,3 pontos percentuais (p.p.) em relação ao ano anterior.
Em relação aos lançamentos, a Cury fechou o ano com 23 novos empreendimentos, sendo 16 em São Paulo e sete no Rio de Janeiro, chegando ao VGV (valor geral de vendas) de R$ 3,32 bilhões. Segundo a companhia, o montante foi recorde e ficou 19% acima do reportado em 2021.
A geração de caixa operacional foi positiva em R$ 135,8 milhões no trimestre, maior patamar histórico para o período, diz a empresa, com avanço de 46,5% na comparação anual.