Internacional

Cura para a ressaca? Na Finlândia já existe

19 ago 2020, 16:26 - atualizado em 19 ago 2020, 16:26
O estudo contou com 19 voluntários saudáveis do sexo masculino consumindo doses de 1,5 grama de álcool por litro de sangue durante três horas em um ambiente controlado (Imagem: Unsplash/@tomterifx)

Um grupo de pesquisadores finlandeses acredita ter descoberto o que as pessoas passaram séculos procurando: uma cura para a ressaca.

Uma dose de 1.200 miligramas do aminoácido L-cisteína reduziu as náuseas e dores de cabeça relacionadas ao álcool, enquanto uma dose de 600 miligramas ajudou a aliviar o estresse e a ansiedade, de acordo com um estudo publicado na revista Alcohol and Alcoholism por pesquisadores da University of Helsinki e da University of Eastern Finland.

O estudo contou com 19 voluntários saudáveis do sexo masculino consumindo doses de 1,5 grama de álcool por litro de sangue durante três horas em um ambiente controlado.

Os indivíduos foram então solicitados a tomar placebo ou comprimidos de L-cisteína contendo suplementos vitamínicos.

Os pesquisadores dizem que, além de reduzir ou mesmo eliminar totalmente a ressaca, a L-cisteína também ajuda a “reduzir a necessidade de beber no dia seguinte”, diminuindo assim o risco de dependência do álcool.

O consumo excessivo de álcool é comum na Finlândia, com mais de meio milhão de finlandeses considerados em risco de beber excessivamente.

Os pesquisadores receberam financiamento da Catapult Cat Oy, que vende os suplementos de L-cisteína.

O estudo encontrou algumas dificuldades. Alguns participantes não conseguiram consumir todo o álcool necessário e tiveram que ser excluídos; alguns tinham níveis de tolerância tão altos que não sentiram sintomas de ressaca; e alguns foram postos de lado porque insistiram em aumentar a dose indo para o bar, disse o pesquisador Markus Metsala à mídia local.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar