Cuidado, Ibovespa: Bolsas asiáticas fecham com forte pressão vendedora nesta quinta
O Ibovespa (IBOV) pode ter mais um dia complicado com sinais de alerta vindos das bolsas de valores asiáticas nesta quinta-feira (19).
As ações listadas em Hong Kong lideraram a forte pressão vendedora de ativos de risco vista na maioria dos mercados acionários da Ásia. O índice Hang Seng derrapou 2,54% para 20,120.68 pontos.
As ações da chinesa Tencent, dona do aplicativo de mensagens WeChat, despencaram 6,51% após a companhia reportar encolhimento em seu lucro no primeiro trimestre (1T22).
Outras companhias chinesas com papéis listados em Hong Kong também não escaparam do sell off. As ações do Alibaba (BABA34) tombaram 7,39%.
Na China continental, o índice Shanghai Composite (listado em Xangai) teve ligeira alta de 0,36% para 3,096.96 pontos, enquanto que o CSI 300 (operado em Shenzhen) avançou 0,19% para 3.999,60 pontos.
Vem aí mais um dia de cão para o Ibovespa?
O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa brasileira, perdeu 2,3% de valor na véspera, acompanhando a aversão a risco global encabeçada por investidores em Wall Street.
O humor do mercado mudou após as falas do mercado do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.
“O discurso de Powell foi lido como mais hawkish do que o esperado. Powell afirmou que elevará os juros até o patamar necessário para levar a inflação de volta a meta”, disse André Meirelles, diretor de alocação e distribuição da InvestSmart XP.
Com o pessimismo, o minério de ferro caiu, assim como o petróleo (-2,47%), também influenciados pelos relatos de que a China aderiu lockdown na cidade de Tianjin.
Bolsas asiáticas hoje (19/05/2022)
Confira o desempenho dos principais mercados acionários da região:
No Japão, o Nikkei 225 caiu 1,89% com 26,402.84 pontos
Na Coreia do Sul, o Kospi cedeu 1,28% com 2,592.34 pontos.
Na Austrália, o ASX 200 perdeu 1,65% com 7,064.50 pontos.
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!