Saúde

Cuba exigirá testes de Covid a visitantes após aumento de casos

23 dez 2020, 20:42 - atualizado em 23 dez 2020, 20:42
Coronavírus
Profissional da saúde faz teste de Covid-19 em turista no aeroporto de Havana (Imagem: REUTERS/Alexandre Meneghini)

A partir de janeiro, Cuba exigirá que todos os viajantes que chegam à ilha apresentem teste negativo para Covid-19, na tentativa de conter um aumento nas infecções por coronavírus após a reabertura de suas fronteiras no mês passado.

Cuba recebeu elogios por conter com sucesso o surto de coronavírus, ao isolar indivíduos suspeitos, rastrear contatos e monitorar a população e a doença.

No entanto, é preciso pesar a abertura, especialmente importante em um país dependente do turismo, com a necessidade de conter a propagação do vírus.

Agora, todos os viajantes devem apresentar o teste de PCR negativo realizado 72 horas antes da chegada a Cuba, segundo o escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Havana.

A pandemia e as sanções mais duras dos EUA, além das ineficiências econômicas domésticas, mergulharam o país dependente de importações em uma crise que inclui escassez de produtos básicos.

A taxa diária de infecção per capita de Cuba continua baixa, apenas 15% da média mundial, de acordo com a publicação Our World in Data, mas dobrou no último mês, em grande parte devido a casos importados, segundo dados oficiais.

Cientistas cubanos disseram na terça-feira, em reunião com o presidente Miguel Díaz-Canel, que os casos podem chegar a 2.000 em meados de fevereiro se as condições atuais forem mantidas, informou a mídia estatal.

A ilha de 11 milhões de habitantes registrou na terça-feira um novo recorde de 142 casos positivos, quase metade deles importados, elevando o total acumulado para 10.384, com 139 mortes desde março.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar