Sucroenergia

CTNBio libera plantio comercial da cana transgênica no Nordeste

19 jun 2020, 10:18 - atualizado em 19 jun 2020, 12:18
Órgão de biossegurança do governo libera plantio regional da cana Bt

A cana geneticamente modificada, a cana Bt, está liberada para plantio no Nordeste. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) estendeu a aprovação à região da variedade, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), na reunião do último dia 4 e confirmada nesta sexta (19) pelo Diário Oficial da União.

A variedade transgênica CTC20 Bt, que consumiu quase 10 anos de pesquisas, já havia recebido aval para exploração comercial em 2017, contando agora com adaptações à resistência a insetos na região Nordeste, cuja extensão produtiva da canavicultura está em torno de 850 mil hectares.

Em seu parecer, o órgão de biossegurança do Ministério de Ciência e Tecnologia diz que “considerando as particularidades das diferentes regiões do país, estudos científicos realizados para avaliação de bisseguranca, características agronômicas e fenotípicas, como parte da avaliação de risco deste OGM, foram incluídas regiões representativas para a cultura desta variedade de cana no território brasileiro”.

Uma das principais pragas que esse organismo geneticamente modificado é resistente é a broca da cana.

A CTNBio conclui, em seu parecer, que deverá aguardar também a aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que “a presente cana não é potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, guardando com a biota relação idêntica à cana convencional”.

Leia mais sobre: