CSN: com mais um IPO a caminho, aquisição de cimenteira chegaria em boa hora
A CSN (CSNA3) está um passo mais perto de adquirir a Cimento Elizabeth. De acordo com a matéria divulgada pelo Valor Econômico, a companhia avançou nas negociações com o fundo Farallon para a compra da cimenteira, localizada em Alhandra, Paraíba, e com capacidade de produção anual de 1,2 milhão de toneladas.
Segundo o Valor, a operação está avaliada em aproximadamente R$ 1,1 bilhão.
Na avaliação da Planner, a aquisição seria positiva para a CSN, pois aumentaria o volume de produção e a atuação geográfica de sua unidade de cimentos – principalmente agora que o pedido de registro de oferta pública de distribuição primária de ações ordinárias da CSN Cimentos foi apresentado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A Ativa Investimentos foi da mesma opinião, embora tenha destacado que a compra da cimenteira fugiria do planejamento inicial de expansão da CSN no Sudeste.
“A localização da Cimento Elizabeth (Paraíba) é muito distante da posição geográfica dos principais clientes da CSN Cimentos, os quais se encontram majoritariamente na região Sudeste”, disse.
A corretora destacou ainda que, por ter uma baixa relação preço-peso, o custo de transporte do material pode ser bem elevado, o que limitaria o alcance das entregas.
Ontem à noite, a CSN comunicou, em nota divulgada ao mercado, que realizará a recompra de 24,1 milhões de ações entre 22 junho e 21 de dezembro de 2021.