O Melhor do Seu Dinheiro

Crise na Petrobras, conflito entre Elon Musk e STF, Lemann sobre fraude na Americanas e outras notícias que agitam os mercados hoje

08 abr 2024, 8:21 - atualizado em 08 abr 2024, 8:23

Leitoras e leitores do Seu Dinheiro, 

O fim de semana foi recheado de brigas por todos os lados. Não estou falando da minha vida pessoal — lá em casa estamos todos bem.

Digo que houve conflitos e rusgas entre nomes conhecidos do mercado financeiro e autoridades, tanto locais quanto internacionais. 

Começando pela briga que se iniciou na semana passada, o presidente Lula convocou uma reunião no último domingo (7) com os ministros Fernando Haddad, Rui Costa, Alexandre Silveira e Paulo Pimenta para discutir a crise na Petrobras. 

Não foram divulgadas maiores informações sobre o tom do encontro, mas muito se especula sobre a saída de Jean Paul Prates da presidência da estatal.

Já uma briga que se internacionalizou foi entre o bilionário Elon Musk e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Ele desafiou o magistrado, ameaçando descumprir ordens judiciais e revisar restrições impostas à plataforma, como a suspensão de algumas contas na rede social. 

Musk, inclusive, ameaçou a saída do X (antigo Twitter) do Brasil e Moraes incluiu o bilionário como investigado no inquérito das milícias digitais por “dolosa instrumentalização” da rede social. 

Quem amanheceu em relativa paz foram as bolsas internacionais e as criptomoedas. 

Isso porque há um relativo otimismo em relação à economia norte-americana, ainda que os dados de emprego da última sexta-feira abram espaço para que o Federal Reserve, o Banco Central dos EUA, mantenha os juros elevados por mais tempo. 

Seja como for, aqui no Seu Dinheiro nós fazemos uma cobertura ao vivo de todas as principais “tretas” do mercado financeiro e trazemos para você aquelas que mexem com os seus investimentos.

O que você precisa saber hoje

TURBULÊNCIA NA ESTATAL
Futuro (in)certo? Com a crise no comando da Petrobras (PETR4), BNDES já tem um substituto para Aloizio Mercadante. Um ex-ministro do governo Dilma Rousseff é cotado para ocupar o lugar do atual presidente do banco de fomento; Lula ainda deve decidir sobre saída de Prates.

PROCURA-SE UMA SOLUÇÃO
Americanas (AMER3) tem salvação? Jorge Paulo Lemann procura uma saída após o ‘insucesso’ da varejista.
O bilionário brasileiro afirmou que os fracassos são aprendizados, em evento na Brazil Conference, nos EUA.

REVISANDO PROJEÇÕES
Após o barril atingir US$ 90, BofA revisa preço do petróleo no final de 2024 — e pode ser um empecilho para o Fed.
Para os analistas do banco, uma subida nos preços da commodity pode limitar a capacidade dos bancos centrais em reduzir os juros.

NETANYAHU VAI CEDER?
Com seis meses de conflito, Israel retira tropas de cidade no sul da Faixa de Gaza em meio à pressão internacional por um cessar-fogo.
Nos últimos dias, os Estados Unidos mandaram um recado claro para Netanyahu após a morte de trabalhadores da World Central Kitchen.

TAXA DE CÂMBIO
Depois de cair 8% em 2023, o dólar recobrou o fôlego no primeiro trimestre e deixou o real ‘engasgado’.
A moeda norte-americana superou as expectativas e avançou quase 4% nos primeiros três meses do ano, mas ainda há chance para o real se recuperar.

Um forte abraço e uma ótima semana para você!

seudinheiro@moneytimes.com.br