Crise na Globo? Com salários menores, atores recorrem a vaquinhas para pagar dívidas; entenda
À onda de demissões na Rede Globo afetou os profissionais do jornalismo e artistas da teledramaturgia. Aqueles que mantiveram suas posições, tiveram de se adequar à mudança no modelo de negócios da emissora.
O novo formato prioriza vínculos por produção. Ou seja, a prioridade são os contratados por obra certa, com quem está no ar. Contudo, a restruturação parece não estar sendo fácil de lidar.
De acordo com a coluna Na Telinha, do Uol, a decisão da Globo surtiu um grave efeito nas finanças de diversos atores famosos. De acordo com o site, os artistas – que não foram divulgados – passam por dificuldades financeiras para quitar contas como condomínio, IPTU, IPVA e empréstimos.
O Uol também apurou que, com as dívidas crescendo, vários atores passaram a vender patrimônios para ganhar certo “fôlego financeiro” e cortar despesas mensais com funcionários de manutenção, como jardineiro e piscineiro.
Já outra parcela de artistas enfrentam insônia e problemas de saúde mental, conforme o site, que destacou que alguns deles estão sendo ajudados através de vaquinhas entre amigos.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Na véspera, em entrevista ao podcast Inteligência LTDA, o ator Diogo Vilela, que fez grandes trabalhos na Globo, afirmou que levou um susto com o corte, realizado em 2015, pois achou que haveria renovação de contrato.
O ator de Toma-Lá-Dá-Cá evidenciou que fazia sucesso na emissora e que, no momento da demissão, a Globo pontuou problemas financeiros, que o salário do artista era alto e tinha de haver uma adequação. “Eu entendo que uma empresa queira mudar. Não fiquei chateado. Sabia que um dia aconteceria”, desabafou Vilela.
Globo: Elite privilegiada
Ainda haverá uma pequena parcela privilegiada ganhando acima de R$ 1 milhão, conforme noticiou a Terra. O site mencionou que fazem parte dessa elite os apresentadores mais antigos, com grandes anunciantes e ações de merchandising (citação de marcas).
Ana Maria Braga e Luciano Huck fazem parte do grupo. No jornalismo, William Bonner é o único pertencendo à lista. A Terra evidenciou ainda que, em alguns casos, nas redações, os repórteres jovens recém-contratados chegam com salário menor do que o dos veteranos demitidos.
David Braga, CEO da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, diz que o cenário na Globo é um fato mais que normal atualmente, pois toda e qualquer empresa precisa de rentabilidade para se manter perene.
“Não à toa, muitas reestruturações têm ocorrido em empresas de pequeno porte e nas maiores – e globais”, diz. Ele acrescenta, porém, que nada disso se trata de uma “novidade”.
Braga completa dizendo que líderes que prezam pela perenidade das companhias precisam constantemente repensar o bussiness e até mesmo avaliar se faz sentido e qual o valor agregado de cada colaborador, bem como quais resultados cada um tem entregado.