Internacional

Crise de energia deve levar Europa à recessão, diz BlackRock

13 set 2022, 11:20 - atualizado em 13 set 2022, 11:20
Enquanto isso, a pesquisa mensal de gestores de fundos do Bank of America mostrou que investidores estão com a maior posição underweight em ações europeias já registrada (Imagem: Reuters/Carlo Allegri/File Photo)

Estrategistas do BlackRock Investment Institute fizeram coro a especialistas de bancos como Sanford C. Bernstein e Goldman Sachs, que preveem uma recessão na Europa diante da iminente crise de energia e seu impacto nos ativos de risco.

A crise de energia deve causar uma retração econômica na Europa, escreveram estrategistas liderados por Wei Li em nota na segunda-feira. Além disso, o Banco Central Europeu tende a esfriar ainda mais a atividade econômica na tentativa de controlar a inflação.

“Achamos que o BCE vai acordar para essa realidade mais cedo do que os mercados esperam, mas não antes de enfrentar inevitavelmente uma grave recessão”, disseram. “As ações europeias não estão precificadas para a profunda recessão que esperamos. Excluindo commodities, as estimativas de crescimento dos lucros europeus são muito otimistas, em nossa opinião. Estamos ‘underweight’ (abaixo da média do mercado) em ações do mercado europeu e mais desenvolvido.”

As bolsas europeias avançaram desde que o BCE elevou os juros na semana passada e reiterou que está focado em domar a inflação. Mas as preocupações continuam a aumentar à medida que o número de rebaixamento de lucros de companhias europeias superou as revisões para cima na semana passada pela primeira vez desde meados de julho, de acordo com um índice do Citigroup.

Estrategistas da Bernstein esperam mais perdas para os índices acionários na Europa no curto prazo, uma vez que as companhias devem seguir com cortes dos lucros e investidores vão continuar a reduzir a exposição a ações.

Estrategistas do Goldman Sachs, liderados por Cecilia Mariotti, concordam que o cenário macro desafiador na Europa continuará a pesar sobre os ativos da região, apesar de um balanço positivo de risco-recompensa, apoio fiscal e medidas para reduzir a demanda de energia.

Outra equipe do Goldman, que inclui David Kostin, também disse que, embora o caminho do crescimento dos EUA possa ser “incerto”, a situação econômica na Europa é grave.

Enquanto isso, a pesquisa mensal de gestores de fundos do Bank of America mostrou que investidores estão com a maior posição underweight em ações europeias já registrada.

Os entrevistados disseram que uma recessão é o resultado mais provável de uma grande crise de energia na Europa, escreveram estrategistas liderados por Michael Hartnett em nota.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

bloomberg@moneytimes.com.br