Criptomoedas

Criptomoedas “sacodem” sistema financeiro e devem ser reguladas, diz FMI

11 abr 2019, 8:56 - atualizado em 11 abr 2019, 8:56
Pseudo-ativos sem lastro qualquer afetam credibilidade do sistema financeiro global

Para Christine Lagarde, diretora-geral do FMI, as tecnologias no sistema financeiro, como as criptomoedas, estão atualmente “sacudindo” o sistema bancário e devem ser monitoradas para assegurar estabilidade.

“Acredito que o papel de “disruptores” e qualquer coisa que seja distribuída por tecnologia, como você quiser chamar, cripto, ativos, moedas, ou tanto faz, está claramente sacudindo o sistema”, afirmou a CNBC.

O FMI acredita que esta indústria financeira deve ser acompanhada com regulação. “Nós não queremos que uma inovação chacoalhe tanto o sistema que possamos perder a estabilidade que é necessária”, declarou.

Ameaça a Economia Institucional

Startups e empresas de tecnologia do Vale do Silício ameaçam a soberania institucional do sistema bancário. Como exemplo, o Facebook desenvolve sua própria criptomoeda e a Apple lançou seu próprio cartão de crédito em parceria com o Goldman Sachs.

A propagação de criptomoedas pode afetar o sistema financeiro como um todo, tendo em vista o fluxo de negociações sem necessidade de intervenção governamental, ou seja, os países poderão perder a soberania em torno da política monetária.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar