Crimes com cripto

Criptomoedas: Rastreabilidade ajudará a combater crimes, aponta advogado Igor José Ogar

02 jul 2022, 7:30 - atualizado em 30 jun 2022, 15:16
Igor José Ogar
Diversos países, incluindo o Brasil, discutem a regulamentação de criptomoedas, explica o advogado criminalista Igor José Ogar (Imagem: Divulgação)

Apesar de ainda serem associadas à lavagem de dinheiro e a outras atividades ilícitas, as criptomoedas, quando devidamente regulamentadas, podem se tornar um eficiente instrumento de combate a crimes financeiros.

Isso porque os ativos são rastreáveis por meio da tecnologia blockchain.

“Diferentemente do dinheiro em espécie, muito usado em ações criminosas, as criptomoedas podem ser mapeadas. Isto é, a circulação do ativo pode ser monitorada”, destaca o advogado criminalista Igor José Ogar.

Atualmente, diversos países, incluindo o Brasil, discutem a regulamentação de criptomoedas – um projeto de lei sobre o assunto tramita no Congresso Nacional.

O jurista esclarece que, mesmo na ausência de um amparo legal, investir nesses ativos não é crime. De todo modo, a normatização deve contribuir significativamente para coibir crimes financeiros.

“No presente, ativos desse tipo, como o bitcoin (BTC), se movimentam mundo afora, o que dificulta a rastreabilidade. Contudo, a regulamentação facilitará o monitoramento das transações”, ressalta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Poder do blockchain

José Ogar, por outro lado, salienta que o blockchain, por si só, não garante que o investidor detentor do ativo seja encontrado, em caso de ação fraudulenta.

Ainda assim, a tecnologia, associada a métodos de investigação, contribuirá para identificar o responsável.

“Pessoas e organizações que fazem transações envolvendo criptoativos serão encontradas graças à rastreabilidade do blockchain. Isso se mostrará um instrumento de grande valia para as operações contra crimes financeiros”, pontua o jurista.

Em abril, o Senado aprovou um projeto de lei que regulamenta as operações envolvendo criptomoedas no País.

Dentre outras disposições, a matéria altera o Código Penal, que passa a considerar estelionato as fraudes realizadas com esses ativos. O texto aguarda apreciação da Câmara dos Deputados.

Siga o Crypto Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.