CryptoTimes

Cripto: Lula aumenta responsabilidade de Campos Neto; entenda

14 jun 2023, 12:23 - atualizado em 14 jun 2023, 14:51
CPI, OpenAI, Criptoativos Worldcoin
Lula decreta que Banco Central irá ser responsável por regulação de ativos virtuais (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

Foi estabelecido, pelo presidente Lula, que o Banco Central será o responsável pela regulação de ativos virtuais no Brasil, assim como das prestadoras de serviços que atuam neste setor.

Conforme o decreto, publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União, também caberá ao BC autorizar e supervisionar as prestadoras de serviços que atuam com ativos virtuais.

No entanto, as competências da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permanecem as mesmas, ou seja, a autarquia segue como a responsável pela regulação dos criptoativos que se enquadrem como valores mobiliários, e pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

“O Banco Central do Brasil disciplinará o funcionamento das prestadoras de serviços de ativos virtuais e será responsável pela supervisão das referidas prestadoras”, diz trecho do decreto publicado pela presidência da República.

  • GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

Marco Legal das Criptomoedas

Aprovado no fim ano passado, em 20 de junho entra em vigor o marco Legal das Criptomoedas (lei nº 14.478/2022).

O texto define diretrizes acerca da prestação de serviços e na regulamentação das prestadoras de serviços de ativos virtuais, dessa forma, tem como principal objetivo coibir fraudes, entre outros crimes relacionados aos ativos virtuais.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar