CryptoTimes

‘Cripto Conforme’: Governo brasileiro vai aumentar o controle de criptoativos

25 ago 2024, 9:30 - atualizado em 25 ago 2024, 10:03
bitcoin-criptomoedas-btc
(Imagem: iStock)

O governo brasileiro pretende lançar um programa para aumentar o controle da comercialização das criptomoedas, inspirado no Programa Remessa Conforme, ainda neste ano.

O juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Frederico Montedonio Rego, anunciou o projeto durante o 1º Congresso Nacional da Dívida Ativa.

A atual Remessa Conforme, lançada no ano passado, chegou a isentar a taxa de importação de produtos de até US$ 50 declarados. Contudo, para as criptomoedas, o programa não deve contar com a redução de impostos para corretoras cripto.

“Precisamos enfrentar a nova realidade. Hoje não existem contas judiciais de criptomoedas como há, por exemplo, uma conta judicial de bloqueio de ativos financeiros”, afirmou o juiz. “A força de trabalho das procuradorias é limitada, por isso precisamos priorizar os nossos esforços no sentido de obter os melhores resultados na execução fiscal”.

Apesar disso, ainda não há uma data oficial para o lançamento do projeto. O Banco Central ainda não definiu as regras do programa, apelidado como Cripto Conforme, mesmo que a Receita Federal já tenha dados das movimentações dos criptoativos nas corretoras.

Ao Cointelegraph, o CNJ explicou que as exchanges operam livremente no mercado brasileiro e ainda não estão sujeitas às regras do BC.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar