Criação de postos de trabalho por pequenos negócios forma 72% do total de vagas geradas no país
A parcela de empregos gerados por pequenos negócios em fevereiro compôs 72,3% do total de novas vagas no país, segundo dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O saldo do mês é o maior em quatro anos.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou que 125,2 mil postos de trabalho foram preenchidos pelas micro e pequenas empresas, resultado três vezes e meio maior do que o saldo registrado pelos médias e grandes negócios.
“Esses empreendedores são o negócio do futuro”, afirma João Henrique de Almeida Sousa, presidente do Sebrae. “Os pequenos negócios geram emprego, dão resultado e transformam a realidade nas comunidades onde estão inseridos e no país como um todo, com renda e oportunidade”.
No mês passado, o destaque ficou para os pequenos negócios do setor de serviços, que abriu 75,8 mil postos de trabalho. As construções do segmento de ensino e do ramo imobiliário foram as principais, registrando 27 mil e 18,5 mil novos profissionais, respectivamente.
São Paulo se destacou como o estado que mais gerou emprego em fevereiro por parte das micro e pequenas empresas, tendo apresentado 41,3 mil novos postos de trabalho – 33% do total gerado no país. Minas Gerais e Santa Catarina vêm logo em seguida, com 16,4 mil e 10,8 mil, respectivamente.