Crescimento dos negócios na Zona do Euro paralisa com fraqueza na Alemanha
O crescimento da atividade de negócios na zona do euro estagnou neste mês, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, prejudicado pelo encolhimento da atividade na Alemanha, onde uma recessão na indústria se intensificou inesperadamente.
Os resultados da pesquisa desta segunda-feira vieram menos de duas semanas depois que o Banco Central Europeu (BCE) prometeu estímulo indefinido para reviver a economia do bloco de 19 países.
A leitura preliminar do Índice de Gerentes de Compras (PMI) da zona do euro, do IHS Markit –visto como um bom guia para a saúde econômica– sinaliza que é necessário apoio à atividade frágil.
O PMI caiu de 51,9 em agosto para 50,4 em setembro e ficou abaixo de todas as previsões em uma pesquisa da Reuters, que previa uma leitura de 51,9. O dado ficou um pouco acima da marca de 50 que separa crescimento da contração. A leitura é a mais baixa desde meados de 2013.
“Os declínios foram amplos, entre países e setores. A medida composta caiu para uma nova mínima do ciclo, sinal de que a economia pode estar mais próxima da contração”, disseram economistas do Morgan Stanley.