BusinessTimes

Crescimento do setor de serviços da China desacelera em agosto, mostra PMI Caixin

05 set 2022, 9:54 - atualizado em 05 set 2022, 9:54
Serviços China
O índice de gerentes de compras (PMI) de serviços do Caixin caiu para 55,0, de 55,5 em julho, que tinha sido o maior patamar em 15 meses, mas permaneceu em território expansionista (Imagem: REUTERS/David Kirton)

Uma forte recuperação no setor de serviços da China perdeu um pouco de força em agosto em meio a novos surtos de Covid-19, mas a confiança empresarial subiu para um pico em nove meses em uma rara boa notícia para a economia asiática em dificuldades, mostrou uma pesquisa privada nesta segunda-feira.

O índice de gerentes de compras (PMI) de serviços do Caixin caiu para 55,0, de 55,5 em julho, que tinha sido o maior patamar em 15 meses, mas permaneceu em território expansionista.

A marca de 50 pontos separa crescimento de contração em uma base mensal.

A leitura veio em linha com a pesquisa oficial da China, divulgada na semana passada, que mostrou que a expansão no setor de serviços desacelerou, possivelmente devido a interrupções prolongadas relacionadas à Covid e ao impacto das piores ondas de calor em décadas.

O total de novos pedidos aumentou pelo terceiro mês consecutivo, mas a demanda externa permaneceu moderada com o novo subíndice de negócios de exportação encolhendo pelo oitavo mês consecutivo em meio a restrições contínuas nas viagens.

Apesar do aumento de novos negócios, as empresas novamente demitiram funcionários. O setor de serviços é uma das indústrias mais vulneráveis ​​sob a política Covid zero de Pequim e também foi atingido por uma forte queda no mercado imobiliário.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!