Cresce pressão sobre Biden para extradição de Bolsonaro
Jair Bolsonaro entrou na mira de congressistas do partido democrata após os atos antidemocráticos protagonizados por apoiadores neste último domingo.
Instalado em Orlando desde 30 de dezembro, o ex-presidente teve sua imagem associada às cenas ocorridas nos andares do STF, Congresso e Planalto, assim como mostra um tweet de Joaquín Castro, congressista democrata pelo Texas.
O político, que compunha até a última legislatura o comitê de relações internacionais da Câmara dos Representantes, afirmou que “Bolsonaro não pode receber refúgio na Flórida, onde ele se esconde da responsabilidade de seus crimes”.
I stand with @LulaOficial and Brazil’s democratically elected government. Domestic terrorists and fascists cannot be allowed to use Trump’s playbook to undermine democracy.
Bolsonaro must not be given refuge in Florida, where he’s been hiding from accountability for his crimes. https://t.co/ywOCTMgRxM
— Joaquin Castro (@JoaquinCastrotx) January 8, 2023
A mesma linha de crítica foi usada por outros congressistas democratas — como Alexandra Ocasio-Cortez, de Nova York, Ilhan Omar, do Minnesota, e Mark Takano, da Califórnia, instando
O ex-presidente brasileiro é acusado de ter instigado os atos realizados ontem em Brasília, e hoje em outros pontos do país, através de falas que fomentaram dúvidas sobre a integridade do processo eleitoral de 2022.
Administração Biden não recebeu pedido de extradição
Em viagem ao México, o assessor de Segurança Nacional, Jake Sullivan, disse a repórteres que as autoridades norte-americanas não receberam, por ora, nenhum pedido oficial de extradição do ex-presidente por autoridades brasileiras.
Sullivan mencionou que espera que Biden converse com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os incidentes em Brasília, mas não sabe quando isso acontecerá.
É esperado que Lula viaje aos EUA após a ida à Argentina, onde fala dia 24 de janeiro no plenário da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), e a Portugal, após ter recebido um convite oficial do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa durante a posse.
Lula fez duras críticas ao seu antecessor na coletiva que deu à imprensa ontem em Araraquara, interior de São Paulo, ao afirmar que Bolsonaro “encoraja os atos pelas redes sociais desde Miami”. O novo presidente já havia aventado que poderá solicitar investigações criminais contra o ex-chefe do Executivo.
Bolsonaro é internado em hospital da Flórida
Uma fonte próxima à família Bolsonaro confirmou a Reuters que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado nesta segunda-feira em um hospital de Orlando, mas disse que o caso “não é preocupante”.
Mais cedo, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, informou que Bolsonaro havia sido internado alegando estar com fortes dores abdominais.
Bolsonaro, que levou uma facada no abdome durante a campanha eleitoral de 2018, já passou por seis cirurgias desde então, quatro delas diretamente ligadas à facada.