Internacional

Cresce o número de investidores céticos sobre a economia dos EUA

24 jun 2021, 18:22 - atualizado em 24 jun 2021, 18:22
EUA
Alguns especialistas minimizam os rendimentos reais como uma leitura pura do crescimento (Imagem: Pixabay)

Investidores do mercado de renda fixa podem ser bem rigorosos, pois veem más notícias nos melhores momentos.

Mas mesmo esse grupo nunca esteve tão cético quanto às previsões otimistas de Wall Street para o crescimento econômico dos Estados Unidos em quase 25 anos.

Quando se leva em conta a inflação, fica claro que os investidores estão dispostos a receber nada para continuarem com a segurança dos Treasuries no portfólio.

Na verdade, os chamados rendimentos reais, que descontam as expectativas de inflação, estão tão baixos que enviam um sinal preocupante sobre o estado da economia, ainda ausente nas previsões otimistas com a reabertura.

Alguns especialistas minimizam os rendimentos reais como uma leitura pura do crescimento, simplesmente porque o Federal Reserve distorceu muitos sinais do mercado com as compras de títulos sem precedentes.

Mas, se a visão do mercado estiver correta, a recuperação do impacto da Covid-19 pode ser curta, ou menos intensa do que muitos analistas antecipam, e todos os tipos de taxas de juros de longo prazo podem cair novamente.

Estrategistas como Dominique Dwor-Frecaut, da empresa de pesquisa Macro Hive, veem fortes motivos para pessimismo.

Ela espera uma desaceleração à frente, já que os consumidores serão pressionados por aumentos de preços que superam os ganhos salariais, assim como o fim dos estímulos do governo para aliviar a crise da pandemia.

“O crescimento vai decepcionar muito neste trimestre”, disse Dwor-Frecaut, que já trabalhou no grupo de mercados do Fed de Nova York.

Os rendimentos reais dos Treasuries de 10 anos – medidos pelo yield dos títulos do Tesouro dos EUA protegidos contra a inflação, ou TIPS – estão em cerca de 0,9% negativo. É mais ou menos onde estavam em fevereiro, mesmo com Wall Street aumentando as projeções de crescimento. A taxa está apenas cerca de 0,25 ponto percentual acima das mínimas de 2020. Nos cinco anos anteriores à pandemia, a média era de cerca de 0,5 ponto percentual.

A taxa subiu brevemente na semana passada. Mas foi principalmente resultado da queda das expectativas de inflação devido aos sinais de aperto monetário do Fed, e não uma indicação de que os investidores estavam mudando sua visão sobre o crescimento.

A grande questão é o que prevalecerá nos próximos meses, se o ceticismo dos investidores ou as perspectivas mais otimistas dos economistas.

Wall Street e grupos de pesquisa independentes têm elevado as estimativas de expansão econômica dos EUA em meio à rápida campanha de vacinação do país.

O PIB deve crescer 6,6% este ano, o ritmo mais rápido em décadas, de acordo com economistas consultados pela Bloomberg. A projeção subiu em relação à estimativa de 5,7% em março.

A diferença entre os rendimentos reais e as perspectivas de crescimento de analistas é a mais ampla desde o lançamento dos TIPS em 1997.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar