CryptoTimes

Credora Figure solicita alvará bancário; lobistas consideram abordagem “devastadora”

08 dez 2020, 9:35 - atualizado em 08 dez 2020, 9:35
Figure é uma credora alimentada por blockchain que fornece a possibilidade de desbloquear seu potencial financeiro” de forma rápida e com baixo custo (Imagem: Facebook/Figure)

Um grupo influente de órgãos comerciais, que representa milhões de banqueiros americanos, está pressionando reguladores para que adiem a consideração do pedido por alvará bancário da Figure.

Em uma carta, datada de 7 de dezembro, a Louis Gittleman, diretor de licenciamento distrital no Escritório do Controlador da Moeda dos EUA (OCC), lobistas, incluindo a Associação Bancária Americana (ABA) e o Instituto de Políticas Bancárias (BPI), pediram que a solicitação da Figure fosse adiada para permitir que haja uma consultoria pública.

Figure é uma credora alimentada por blockchain, especialista em linhas de home equity e refinanciamento de hipoteca.

A empresa foi fundada em 2018 por Mike Cagney, ex-cofundador da fintech de empréstimos estudantis SoFi. Figure arrecadou US$ 103 milhões a uma valoração de US$ 1,2 bilhões no fim de 2019.

Em 6 de novembro de 2020, Figure anunciou que solicitou um alvará bancário nacional do OCC. Em uma declaração, Cagney disse que a iniciativa visa reduzir a complexidade e ajudar clientes menos favorecidos.

Porém, na carta, lobistas bancários argumentam que “a abordagem devastadora de conceder um alvará bancário nacional a uma instituição que aceita apenas depósitos sem seguro violaria a lei federal”.

Os autores também afirmam que a concessão de um alvará bancário à Figure iria resultar em “um novo caminho de evadir” regulamentações existentes.

Outro ponto incluído na carta é de que áreas públicas da solicitação de alvará da Figure não dão, às partes interessadas, detalhes suficientes para avaliar a empresa nem seu plano de negócio.

“A falta de informações da porção pública do pedido sobre aspectos essenciais do modelo de negócio e operações propostas da solicitante levanta questões significativas sobre o processo, e garantir esse alvará representaria um afastamento fundamental das políticas existentes do OCC”, explicam os lobistas.

Outras organizações que apoiaram a carta são Credit Union National Association (CUNA), Independent Community Bankers of America (ICBA), National Association of Federally-Insured Credit Unions (NAFCU), The Clearing House e Consumer Bankers Association (CBA).

Figure Technologies leva créditos imobiliários ao blockchain