Credora cripto Celsius Network está ‘profundamente falida’, diz reguladora americana
O Departamento de Regulação Financeira (DFR, na sigla em inglês) do estado americano de Vermont alertou investidores para terem cuidado com a credora de criptomoedas Celsius Network (CEL).
A reguladora estadual se juntou, ontem (12), a uma investigação “multiestadual” sobre a credora cripto, segundo uma declaração feita na terça-feira.
DFR classificou Celsius Network como “profundamente falida” e afirmou que a companhia operava sem a licença devida.
A reguladora descobriu que Celsius não divulgava informações críticas, como a condição financeira da plataforma, as atividades de investimento, fatores de risco e habilidade para repagar as obrigações para depositores e outros credores, segundo a publicação de alerta para o consumidor.
Com sede no estado de Nova Jersey, Celsius Network oferecia produtos remunerados para aqueles que depositassem criptomoedas na plataforma da companhia.
Em seguida, a empresa espalhava os fundos de clientes em investimentos ilíquidos e de alto risco, além de atividades de negociação e empréstimos, segundo DFR.
No entanto, a reguladora afirmou que a maioria dos ativos que estão com Celsius atualmente são ilíquidos, com baixas chances de a credora pagar as dívidas.
“Demonstrações anteriores feitas pela companhia, por seu CEO e outros representantes de Celsius Network sobre a segurança dos fundos de consumidores e a habilidade da companhia de atender obrigações de saque não são verdadeiras”, aponta o alerta da reguladora estadual.
O Departamento também disse que Celsius Network está envolvida na “oferta de valores mobiliários não registrados” ao oferecer contas de criptomoedas a investidores do varejo.
A reguladora também descobriu que a credora cripto não possui uma licença de transmissora de dinheiro. “Isso significa que até recentemente, Celsius estava operando sem supervisão regulatória”.
7 empresas de criptomoedas que suspenderam
saques e serviços recentemente
Estados investigam Celsius Network
Ontem, o Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia emitiu um alerta aos consumidores, encorajnado clientes de “provedores de contas de criptoativos que desaceleraram ou pausaram saques ou transferências de criptoativos” a contatarem a reguladora.
O alerta não nomeou nenhum empresa como parte da investigação, mas Celsius Network ainda tem de retomar saques e transações, desde que os congelou em 13 de junho.
Outras reguladoras estaduais, incluindo do Alabama, Nova Jersey, Texas e Washington, começaram a investigar Celsius Network.
As reguladoras estaduais do Texas e Alabama estavam expandindo investigações tanto em Celsius quanto na falida Voyager Digital, após informes de que as empresas poderiam não ter informado condições financeiras adequadamente a investidores.
*Com informações de Decrypt
Money Times é Top 10 em Investimentos!
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.