Crédito privado: BTG seleciona títulos isentos de IR para investir até o final do ano
Por mais que o patamar atual de juros reais ainda favoreça um retorno historicamente atrativo em emissores triviais, o BTG Pactual avalia que, para o segundo semestre de 2024, os ativos de crédito privado com risco mid-grade e high yield são interessantes para alocação no momento.
Após um primeiro semestre caótico e marcado por incertezas por conta de um ambiente interno desafiador, o cenário internacional também pesa nas expectativas dos agentes, principalmente por conta dos “juros altos por mais tempo” nos Estados Unidos, que corrobora para o ganho de força do dólar ante o real e, consequentemente, o aumento dos preços e da inflação.
- Analista recomenda títulos que podem render bem mais do que o IPCA e do que CDI. Baixe o relatório gratuito aqui.
“Neste ambiente, continuamos sobrealocados em renda fixa, comprados no pacote ‘risco-Brasil’, mas com menor ímpeto em decorrência do ambiente mais incerto sobre o ciclo de juros nos EUA, sobretudo por entendermos que esse fator pode implicar mudanças nas alocações estruturais entre as classes de ativos”, afirma o BTG em seu relatório semestral.
Com isso, o banco separou quatro ativos com diferentes indexadores. Confira:
- JSL (CRA024001P7) – CDI+
Este título é recomendado para investidores do tipo qualificado e com perfil moderado. Possui juros semestrais em fevereiro e agosto, além de um vencimento em fevereiro de 2031. Não possui garantia.
É oferecido pela JSL, subsidiária do Grupo Simpar, que hoje é a maior companhia de logística rodoviária do Brasil. Com um modelo de negócios flexível, seu portfólio inclui operações intensivas em ativos e mão de obra e operações leves em ativos. A companhia oferece serviços customizados com contratos de longo prazo e uma capilaridade única de bases operacionais que atendem a mais de 16 setores da economia.
- UNIDAS LOCADORA (CRA02300VHE) – IPCA+
Já este CRA é indicado ao investidor profissional com um perfil mais conservador, já que o rating é AA. No entanto, possui garantia pela Fiança Corporativa da Unidas Locações e Serviços. O vencimento do ativo é em 16/12/2030 e possui juros semestrais em junho e dezembro.
- ‘IPCA+ é o que eu mais gosto hoje’, diz analista especializada: veja 4 títulos de renda fixa que pagam com prêmio real de até 7,1% ao ano
A Unidas é uma das maiores locadoras de máquinas, equipamentos pesados e veículos leves do Brasil, operando em todo o país com 187 lojas em 26 estados e uma frota de aproximadamente 118 mil carros. Seus principais negócios abrangem a gestão e terceirização de frotas, serviço de locação de veículos leves, concentrado em contratos de curto prazo (RaC) e venda de ativos.
- COGNA (22E1321749) – IPCA+
O CRI da Cogna Educação também entra nas recomendações do semestre do BTG. Para investir neste título, apenas investidores qualificados e com perfil moderado. Com vencimento em julho de 2029 e ranting AA+, este ativo não possui garantia.
A Cogna possui mais de 55 anos de existência, sendo o principal player no segmento de ensino básico e superior do país, promovendo cursos presenciais e à distância (EAD) de graduação e pós-graduação. As três principais empresas do grupo são a Kroton, Vasta e Saber.
- ORIGEM ENERGIA (ORIG21) – Pré-fixado
Com o menor rating da seleção (A), este ativo é recomendado para investidor qualificado e com perfil sofisticado/agressivo. Apesar disso, possui garantia.
A emissora é a Origem Energia, uma empresa integrada de energia e infraestrutura, operando no segmento produção de óleo e gás, com foco na comercialização de gás a partir da revitalização de seus campos na região Nordeste do país. Atualmente, a companhia possui autorização para operar 14 concessões de campos maduros de óleo e gás natural e mais 18 blocos para exploração.