Craig Wright, o “criador” do bitcoin, pede que sites removam whitepaper da criptomoeda
Craig Wright, o autoproclamado criador do bitcoin, enviou notificações legais para que dois sites removam o whitepaper do bitcoin — documento informacional que delineia a proposta de “dinheiro eletrônico de ponto a ponto” do sistema e da criptomoeda.
Bitcoin.org e BitcoinCore.org receberam as notificações na quarta-feira, segundo “Cobra”, contribuidor do Bitcoin, em uma publicação desta quinta-feira (21).
Cobra disse que os advogados de Wright afirmam que ele detém os direitos autorais do whitepaper e é o dono original do domínio Bitcoin.org.
Essa não é a primeira vez que Wright fez tais alegações. Em 2019, ele realizou duas tentativas em obter os direitos e a autoria do whitepaper do bitcoin.
Bitcoi.org se recusou a remover o whitepaper; já BitcoinCore.org, se rendeu.
“Infelizmente, sem nos consultar, desenvolvedores do Bitcoin Core rapidamente removeram o whitepaper do bitcoin do BitcoinCore.org em resposta a essas alegações de infração de direitos autorais, dando credibilidade a essas falsas acusações”, afirmou Cobra.
“Ao se render dessa forma, o projeto Bitcoin Core deu razão aos inimigos do Bitcoin, realizando uma autocensura e comprometendo sua integridade.”
Cobra disse que Bitcoin.org continuará mantendo o whitepaper disponível. “Outros que hospedam o whitepaper devem seguir nossa decisão de resistir a essas falsas alegações”, disse ele.
O whitepaper do Bitcoin havia sido publicado em 2008 pelo pseudônimo criador do bitcoin Satoshi Nakamoto em uma lista de “mailing” para interessados em criptografia.
A saga Craig Wright: suposto criador do Bitcoin
é novamente chamado de “fraude”