Internacional

CPI: Inflação dos EUA surpreende, sobe 0,5% em janeiro e vai a 3% em um ano

12 fev 2025, 10:32 - atualizado em 12 fev 2025, 15:58
cpi inflação eua estados unidos
Inflação norte-americana acumula alta de 3% em 12 meses (Imagem: marconofri/Getty Images Signature)

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos (EUA) subiu 0,5% em janeiro, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira (12). A inflação norte-americana acumula alta de 3% em 12 meses.

A energia avançou 1,1% no mês, enquanto o índice de gasolina aumentou 1,8%. O índice de alimentação teve alta 0,4%, enquanto a alimentação em casa subiu 0,5% e a fora de casa avançou 0,2%.

A leitura veio acima das estimativas do mercado, que esperava uma alta mensal de 0,3% e anual de 2,9%, segundo mediana das projeções coletadas pelo Broadcast.

  • LEIA MAIS: os melhores momentos do 23º dia de Trump na presidência; confira

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,4% no mês passado e foi a 3,3% em um ano. As expectativas eram de 0,3% e 3,1%, respectivamente.

A inflação do país acelerou no primeiro mês do ano, uma vez que o CPI subiu 0,4% e o núcleo avançou 0,2% em dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Riscos inflacionários no radar

Os dados são divulgados em um cenário de incerteza quanto à inflação futura, impulsionado pelo anúncio de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump.

Esta semana, Trump assinou uma série de decretos que impõem tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio. A medida cancela isenções e cotas isentas de impostos para os principais fornecedores, Canadá, México, Brasil e outros países.

Além disso, no início do mês, o republicano anunciou uma tarifa também de 25% sobre os produtos do Canadá México. No entanto, os dois países ameaçaram uma taxação contrária e conseguiram um acordo que suspende as tarifas por 30 dias.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.