CPI: Inflação dos EUA desacelera em março e vai a 2,4% em 12 meses

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos (EUA) caiu 0,1% em março, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (10). A inflação norte-americana acumula alta de 2,4% em 12 meses.
A energia caiu 2,4%, com a queda de 6,3% no índice da gasolina, mais que compensando os aumentos em eletricidade e gás natural.
Os alimentos, por outro lado, subiram 0,4%, com o índice de alimentação em casa aumentando 0,5% e alimentação fora de casa avançando 0,4% no mês.
- E MAIS: O que há de mais importante no mercado financeiro hoje? O programa Giro do Mercado mostra as principais notícias para o seu bolso todos os dias, às 12h
A leitura de março veio abaixo das estimativas do mercado, que esperava uma alta mensal de 0,10% e anual de 2,6%, segundo mediana das projeções coletadas pelo Broadcast.
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,1% no mês passado e foi a 2,8% em um ano.
A inflação do país desacelerou frente ao segundo mês do ano, quando o CPI subiu 0,2% e o núcleo avançou 0,2%.
O Federal Reserve acompanha de perto a evolução dos preços, uma vez que o resultado das medidas protecionistas de Trump preocupam o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).