CPI anima os investidores: Inflação anual dos Estados Unidos sobe 3,2% em outubro
O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) avançou 0,02%, contra previsão de ganho de 0,03%. O CPI marcou a taxa mais baixa desde setembro de 2021, apesar de avançar 3,2% no confronto anual.
Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve altas de 0,2% no mês e de +4,0% na base anual.
O índice de todos os itens subiu 3,2% nos 12 meses encerrados em outubro, sendo este um aumento menor do que o aumento de 3,7% nos 12 meses encerrados em setembro.
- A queridinha está de volta ao jogo? Magazine Luiza volta ao lucro no 3º trimestre, mas será que já é hora de ficar animado? Confira o que fazer com as ações da varejista no Giro do Mercado desta terça-feira (14), é só clicar aqui:
Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA (Bureau of Labor Statistics), o índice de moradia permaneceu sendo o que mais contribuiu para o aumento mensal de todos os itens. O dado avançou 0,3% no mês e 6,7% na base anual.
Já o índice da gasolina, compensado pelo índice de moradia, caiu 2,5% no mês e 4,5% no acumulado anual, após alta de 1,5% em setembro.
Apesar de o índice de energia cair 2,5% ao longo do mês, foi compensado pelos aumentos no outros índices de componentes energéticos. O índice de alimentos aumentou 0,3% em outubro, depois de subir 0,2% em setembro.