Internacional

CPI: Inflação anual dos Estados Unidos acelera 3,7% em agosto

13 set 2023, 9:32 - atualizado em 13 set 2023, 9:48
inflação, estados unidos, eua, cpi
Departamento do Trabalho dos EUA divulgou o CPI, dado da inflação, nesta quarta-feira (13). (Imagem: REUTERS/Phil Noble)

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) voltou a ganhar força em agosto, acelerando-se em relação ao mês anterior. O CPI subiu 0,6% na base mensal e avançou 3,7% na anual — em linha com as estimativas do mercado de 0,6% e 3,6%.

Em julho, a inflação do país havia registrado aumentos de 0,2% no mês e de +3,2% na comparação anual.

Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, que divulgou o dado, o índice da gasolina foi o que mais contribuiu para o aumento mensal, respondendo por mais da metade do aumento. Também contribuiu o avanço contínuo da habitação, que subiu pelo 40º mês consecutivo.

O índice de energia subiu 5,6% no mês, com o aumento de todos os principais componentes energéticos. A alimentação aumentou 0,2%, tal como em julho. Já a alimentação no domicílio subiu 0,2% no mês, enquanto a fora de casa avançou 0,3%.

Já o núcleo da inflação, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve altas de 0,3% no mês e de 4,3% na base anual, ante leituras de 0,2% e +3,2% em julho, na mesma base de comparação.