CPI aprova relatório que enquadra Bolsonaro, Zambelli e generais pelo 8 de janeiro
A CPMI do 8 de Janeiro aprovou, nesta quarta (18), relatório que pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, da deputada Carla Zambelli e de generais do Exército por participação nos ataques às sedes dos Três Poderes.
O documento, da senadora Eliziane Gama, quer 61 pessoas indiciadas pelos atos, incluindo o ex-presidente e os ex-ministros e generais da reserva Walter Braga Neto e Augusto Heleno.
A aprovação se deu graças à vitória da base governista, por 20 votos a 11. A oposição fez um relatório paralelo, envolvendo o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o presidente Lula, mas o documento não foi para votação.
- Aumento da tensão na guerra preocupa mercados: Veja os melhores ativos para proteger sua carteira dos impactos geopolíticos no Giro do Mercado, é só clicar aqui:
O que acontece com Bolsonaro agora?
Com o envio do relatório ao Ministério Público, caberá ao órgão decidir sobre as investigações contra o ex-presidente e as outras pessoas citadas no documento.
A senadora incluiu ainda projetos de lei que serão analisados pelo Congresso. Eles contam com restrição a crédito para empresas envolvidas em atos considerados antidemocráticos e proibição de incorporação de presentes recebidos oficialmente por presidentes, além de ampliar a atuação da Força Nacional na proximidade de órgãos públicos.