Política

CPI aprova relatório que enquadra Bolsonaro, Zambelli e generais pelo 8 de janeiro

18 out 2023, 18:39 - atualizado em 18 out 2023, 18:39
Bolsonaro
A aprovação se deu graças à vitória da base governista, por 20 votos a 11 (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A CPMI do 8 de Janeiro aprovou, nesta quarta (18), relatório que pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, da deputada Carla Zambelli e de generais do Exército por participação nos ataques às sedes dos Três Poderes.

O documento, da senadora Eliziane Gama, quer 61 pessoas indiciadas pelos atos, incluindo o ex-presidente e os ex-ministros e generais da reserva Walter Braga Neto e Augusto Heleno.

A aprovação se deu graças à vitória da base governista, por 20 votos a 11. A oposição fez um relatório paralelo, envolvendo o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o presidente Lula, mas o documento não foi para votação.

O que acontece com Bolsonaro agora?

Com o envio do relatório ao Ministério Público, caberá ao órgão decidir sobre as investigações contra o ex-presidente e as outras pessoas citadas no documento.

A senadora incluiu ainda projetos de lei que serão analisados pelo Congresso. Eles contam com restrição a crédito para empresas envolvidas em atos considerados antidemocráticos e proibição de incorporação de presentes recebidos oficialmente por presidentes, além de ampliar a atuação da Força Nacional na proximidade de órgãos públicos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar