O Índice Valor (IVBX 2)é fruto de uma parceira entre o jornal Valor Econômico e a B3(B3SA3). O intuito do indicador é mensurar, hipoteticamente, o retorno de uma carteira construída com as melhores açõesnegociadas na Bolsa brasileira.
O ranking para os papéis das companhias é feito considerando o valor de mercado e a liquidez das ações. “O objetivo é refletir o desempenho médio das cotações dos 50 ativos selecionados em uma relação classificada em ordem decrescente por liquidez, de acordo com seu Índice de Negociabilidade (medido no período de vigência das três carteiras anteriores)”, afirma B3.
O índice é de retorno total, ou seja, juros sobre o capital próprio e dividendosrefletem da mesma forma que a valorização dos ativos que fazem parte da carteira. Ainda segundo a B3, há outras regras que também podem impedir que uma ação faça parte do Índice Valor.
“Não estão incluídos nesse universo BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária, intervenção ou que sejam negociados em qualquer outra situação especial de listagem”, explica a Bolsa brasileira.
Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.