Política

Lula e Macron falam sobre acordo entre Mercosul e União Europeia; veja

28 mar 2024, 16:26 - atualizado em 28 mar 2024, 16:26
Durante coletiva de imprensa desta tarde, Lula e Macron discursaram sobre acordos (Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert)

Nesta semana, o presidente francês Emmanuel Macron chegou no Brasil para sua primeira visita bilateral a um país da América Latina desde que assumiu o poder, em 2017. Macron passou os primeiros dias de sua viagem na Amazônia, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após reunião com empresas brasileiras ontem, em São Paulo, Macron se juntou ao presidente brasileiro, nesta tarde, para assinar atos e fazer uma declaração conjunta no Palácio do Planalto.

Durante a coletiva, Lula concedeu a Ordem do Cruzeiro do Sul à Macron, reforçando a união franco-brasileira. Além disso, o presidente afirmou que, em sua visita, o francês pôde constatar pessoalmente que o compromisso brasileiro com o meio ambiente não é retórico.

Não só isso, como em seu discurso, Lula ressaltou que este encontro não é para acordos bilaterais entre Brasil e França, e sim entre o Mercosul e a União Europeia. O atual acordo é uma atualização de documentos já feitos há 20 anos.

De acordo com Lula à coletiva, “se o Macron tiver que brigar com alguém, não é com Brasil, é com a União Europeia”

O atual foco dos presidentes é a resolução de crises climáticas, buscando atividades econômicas sustentáveis. Macron destacou a importância de desenvolver a bioeconomia e a proteção da floresta amazônica.

Confira as falas dos presidentes Lula e Macron

Estagiária do Money Times
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.