Cosan (CSAN3) se endivida mais ao comprar ações da Vale (VALE3); papel despenca 6%
Os papéis da Cosan (CSAN3) despencaram nesta sexta-feira (7), após a companhia anunciar a compra de uma fatia de 4,9% do total de ações ordinárias da mineradora Vale (VALE3) — equivalente a aproximadamente R$ 18 bilhões, segundo a Eleven.
No fechamento do pregão, a empresa recuou 8,39%, cotada a R$ 16,71.
Segundo a Cosan, o investimento faz parte da estratégia de diversificação de portfólio da companhia, que investe “em ativos irreplicáveis nos setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva”.
A empresa acrescentou que pretende aumentar sua participação na Vale e buscará imediatamente a aprovação do Cade. A Cosan possui uma posição financeira de 1,6% que poderá ser convertida em participação direta após validação, ressalta a Eleven.
De acordo com os analistas da corretora, a operação torna a estrutura de negócios da Cosan ainda mais complexa, “sem muita sinergia com os demais negócios da companhia”, que já atua nos setores de energia (Raízen), gás natural (Compass), lubrificantes (Moove) e transporte ferroviário (Rumo).
Além disso, a empresa está com uma alavancagem de 2,4x Ebitda, e a transação exigirá que a empresa se endivide ainda mais.
A Cosan realizará uma teleconferência nesta sexta-feira, às 19h, para mais esclarecimentos.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.