Corte nos juros pelo BCE em outubro foi medida de segurança, mostra ata
O corte na taxa de juros realizado pelo Banco Central Europeu no mês passado foi uma medida de segurança contra os riscos negativos para o crescimento e a inflação da zona do euro, concluíram os membros da instituição, de acordo com a ata de sua reunião de 16 e 17 de outubro divulgada nesta quinta-feira.
“Agir agora poderia oferecer um seguro contra riscos negativos que poderiam levar a uma inflação abaixo da meta mais adiante e apoiaria um pouso suave”, disse o BCE no documento, depois que as autoridades reduziram a taxa de depósito em meio a um número relativamente baixo de novos indicadores.
- Quer ir além nos investimentos? Torne-se membro da comunidade Money Times para receber notícias e conteúdos exclusivos todos os dias
“Se a desaceleração sinalizada pelos indicadores de atividade econômica e a surpresa negativa para a inflação se mostrarem temporárias, uma decisão de cortar juros agora poderia, a posteriori, ser considerada como uma mera antecipação do corte de dezembro”, acrescentou o BCE.