BusinessTimes

Corretora Um Investimentos é liquidada no dia da festa de 50 anos

20 set 2019, 16:24 - atualizado em 20 set 2019, 16:25
Entrada do Banco Central em Brasília
A liquidação foi anunciada pelo pelo BC e ocorreu justamente no dia em que a Um comemorava seus 50 anos (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

Por Arena do Pavini

O Banco Central decretou hoje a liquidação da corretora Um Investimentos, antiga Umuarama, do Rio de Janeiro. A liquidação foi anunciada pelo pelo BC e ocorreu justamente no dia em que a Um comemorava seus 50 anos.

A festa, com um convite feito em uma caixa dourada com tampa de acrílico, estava marcada para hoje às 21 horas, na casa de shows Viva Rio. A Um Investimentos pertencia ao ex-presidente da Bolsa do Rio, Fernando Opitz.

Segundo o BC, “Considerando as graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição financeira, o comprometimento da situação econômico-financeira, bem como a existência de prejuízos que sujeitam a risco anormal seus credores, conforme consta do Processo Eletrônico nº 154288”.

A corretora e Opitz foram multados no ano passado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por exercício irregular de gestão de carteira e por promover negociações para aumentar os ganhos com corretagem, prática chamada de “churning”.

As irregularidades ocorreram entre 2009 e 2011. Além das multas, os agentes autônomos envolvidos foram proibidos de atuar no mercado por cinco anos. No total, as multas somam R$ 2,025 milhões. A UM transferiu sua carteira de clientes para a XP Investimentos em dezembro de 2015.

O “churning” é uma irregularidade conhecida no mercado e consiste em estimular o investidor a comprar e vender ações apenas para cobrar mais corretagem. Como o agente autônomo recebe parte dessa corretagem, quanto mais o cliente comprar e vender, maior o ganho do agente. Esse é um dos motivos pelos quais a legislação proíbe os agentes autônomos de fazer a gestão das carteiras dos clientes, para evitar o conflito de interesses.