Corretora Huobi apresenta própria ferramenta de análise em blockchain
Huobi Group está lançando uma ferramenta de análise em blockchain para o monitoramento de transações ilícitas de criptoativos.
A ferramenta Star Atlas da Huobi fornece um método de rastreamento de ativos no blockchain em tempo real.
Com o lançamento, Huobi se torna a entrante mais recente a um mercado que foi, sobretudo, apresentado para governos, autoridades e analistas financeiros.
Em setembro de 2019, agências dos EUA pagaram quase US$ 10 milhões para ter dados de empresas de análise — grande parte dessa atividade vinha do Serviço Interno de Receita (IRS) e do FBI.
Tais serviços são atrativos por conta da natureza anônima e pseudonímica dos criptoativos e do aparente encanto para os que realizam atividades ilícitas on-line. Players existentes de mercado incluem Chainalysis, Elliptic e CipherTrace, dentre outros.
De acordo com um comunicado de imprensa divulgado ao The Block, Huobi utilizará a ferramenta para identificar contas suspeitas em sua corretora e impedir, temporariamente, que movimentem ativos.
“Estima-se que apenas uma pequena porcentagem das transações de criptoativos seja ilícita, mas qualquer incidente, independente do tamanho, mancha a reputação de toda a indústria”, afirmou Ciara Sun, vice-presidente do Comércio Global do Huobi Group.
“Como uma das corretoras cripto mais ativas do mercado, consideramos como responsabilidade nossa tomar a dianteira e prevenir que a minoria de agentes ruins arruínem tudo, diferente da grande maioria que segue as regras.”
A empresa afirma que está trabalhando com reguladores em todas as jurisdições para obter licenças e ter certeza que a ferramenta esteja em conformidade com os requisitos de “conheça seu cliente” (do inglês “know your customer”, KYC) e antilavagem de dinheiro (AML).