CryptoTimes

Corretora Gemini se torna empresa cripto regulada no Reino Unido

20 ago 2020, 7:59 - atualizado em 20 ago 2020, 7:59
Gemini se apresenta como uma plataforma simples, elegante e segura para construir um portfólio cripto, facilitando a compra, venda e armazenamento de criptoativos (Imagem: Twitter/Gemini)

A corretora americana de criptoativos Gemini foi registrada pela Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) em uma tentativa de cumprir com o mandato recente da região de que empresas cripto forneçam detalhes sobre suas atividades.

Sua regulação veio logo após a da Archax, a primeira corretora a ser aprovada sob a nova lei.

O Reino Unido alterou suas regras antilavagem de dinheiro no início deste ano com a Quinta Diretiva Antilavagem de Dinheiro (AMLD5) da União Europeia.

A diretiva atualizada exige que novas e já existentes empresas cripto no Reino Unido se registrem com a FCA antes de realizarem qualquer atividade com criptoativos. Empresas em atuação têm até o dia 10 de janeiro de 2021 para se registrar.

O braço europeu da Gemini, Gemini Europe Limited, apareceu no registro da FCA nessa quarta-feira (19). Porém, uma data efetiva para o registro da empresa não foi divulgada.

Junto com a Gemini está Archax, cuja aprovação data do dia 18 de agosto, segundo o registro. Archax será uma futura corretora londrina.

Archax contou ao The Block que o processo foi “difícil” e parece que Gemini está dando os passos para reforçar suas ferramentas de supervisão conforme passa pelo processo da FCA.

A Bloomberg noticiou que Gemini Trust Co. contratou Eventus Systems Inc. para fornecer ferramentas antimanipulação de mercado. Eventus também trabalha com outras corretoras americanas, como Coinbase e Erisx.

Por enquanto, Archax e Gemini são as únicas duas empresas cripto registradas que compõem a lista da FCA. Porém, nove outras empresas estão em processo de análise.