CryptoTimes

Corretora dYdX introduz taxas na tentativa de criar um modelo de negócio sustentável

04 mar 2020, 8:27 - atualizado em 04 mar 2020, 8:29
A decisão abre as portas para a criação de uma corretora em margem competitiva, reduzindo as taxas de transação existentes na corretora (Imagem: Crypto Times)

dYdX, plataforma descentralizada de negociação em margem, anunciou que irá cobrar taxas de negociação para sua corretora porque a corretora arcava com os custos de gás proporcionais ao número de negociações realizadas na plataforma.

A partir do dia 10 de março, haverá taxas separadas para “makers” (quem cria as ordens de mercado) e “takers” (quem aceita as ordens criadas) para cada par de negociação denominado, como uma porcentagem do volume de negociação.

Essa decisão foi tomada para que a equipe que desenvolve tanto o protocolo como o produto possa começar a obter lucros como uma empresa e encontrar formas de incentivar o fornecimento de mais liquidez.

Existem duas formas de capturar valor em redes descentralizadas: na camada do protocolo ou na camada do produto.

Na camada do protocolo, é necessário apresentar um token. Já na camada do produto, é necessário que um negócio centralizado seja criado sobre o protocolo.

O modelo de token funcionou até agora para apoiar projetos como Maker e foi apresentado recentemente pela Compound.

Entretanto, ainda não se sabe qual a viabilidade desse modelo a longo prazo, então é por isso que a equipe da dYdx optou por criar um modelo de negócios usando o protocolo já criado.

O produto não vai mais ser gratuito para usuários, mas o próprio protocolo não irá cobrar taxas de negociação para quem quiser ajudar no desenvolvimento.

Já que qualquer um pode desenvolver no protocolo, isso abre as portas para a criação de uma corretora em margem competitiva, reduzindo as taxas de transação existentes na corretora.

A longo prazo, essa competição vai ajudar a manter baixas taxas, evitando que qualquer empresa extraia valor excessivo desnecessário dos usuários.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar