Corretora Deribit lança índice para rastrear a volatilidade implícita do bitcoin
A corretora de derivativos cripto Deribit lançou um novo produto de índice com foco na volatilidade do bitcoin.
Nesta quarta-feira (31), o Índice de Volatilidade do Bitcoin (DVOL, na sigla em inglês) foi apresentado “com o propósito de lançar futuros nesse índice em breve”. Basicamente, tais futuros permitirão que investidores apostem no desempenho volátil do mercado bitcoin.
Por que o preço do bitcoin é tão volátil?
“Esse índice usa a volatilidade implícita de datas de expiração relevantes para apresentar um número que dê um indicador da volatilidade implícita e anualizada de 30 dias”, explicou a Deribit, acrescentando:
Futuros do Índice de Volatilidade não são apenas muito efetivos e um método simples de negociar a volatilidade, mas também apresenta novas estratégias de negociação, como mais possibilidades de estratégias de volatilidade obtida vs. implícita, fazer o hedge da exposição à volatilidade de opções, a reversão da média da volatilidade e estratégias dinâmicas.
Segundo o gráfico abaixo, a Deribit continua a dominar o mercado de opções de bitcoin, totalizando quase 90% dos contratos abertos de tais produtos. Em 2020, a Deribit pediu que sua base de clientes se verificasse, em uma tentativa de cumprir com medidas antilavagem de dinheiro.