CryptoTimes

Corretora cripto FTX adquire Blockfolio para expandir alcance no setor de varejo

26 ago 2020, 9:51 - atualizado em 26 ago 2020, 9:51
Blockfolio se apresenta como o aplicativo mais popular para a gestão de portfólio de criptoativos, pois rastreia mais de oito mil criptoativos em mais de 300 corretoras (Imagem: Twitter/Blockfolio)

A corretora de derivativos cripto FTX adquiriu o popular aplicativo de rastreamento de preço Blockfolio por US$ 150 milhões em um dos maiores acordos de aquisição no setor cripto este ano.

Lançada em 2019, a FTX é conhecida por rapidamente apresentar novos produtos ao mercado para investidores institucionais, incluindo uma ampla gama de derivativos.

A aquisição da Blockfolio irá ajudar a empresa a expandir sua presença no mercado de varejo, afirmou o diretor executivo da FTX Sam Bankman-Fried em entrevista ao The Block.

O acordo de aquisição surgiu de antigas conversas entre as duas empresas sobre as formas que poderiam colaborar em novos produtos. Blockfolio estava analisando como poderia capturar o valor acumulado nas negociações de cripto.

“Começou nesse nível, discutindo sobre quais produtores poderíamos colaborar, e foi mudando ao longo dos meses seguintes”, disse Bankman-Fried.

A transação foi uma mistura de ação, o token nativo da FTX e dinheiro, disse ele.

Ele acrescentou que o acordo não foi o tipo em que uma compradora escolhe partes além da empresa adquirida e oferece mais dinheiro para os fundadores, acrescentando que a FTX está comprometida em tornar a Blockfolio “extremamente grande”.

Mais de seis milhões de usuários tornam a Blockfolio na plataforma mais confiável para a conexão ao ecossistema de criptoativos (Imagem: Twitter/Blockfolio)

Blockfolio já possui seis milhões de usuários e tem impressões mensais de aproximadamente 150 milhões.

“Se você analisar os bilhões de dólares e centenas de milhões de usuários em aplicativos como Robinhood, Cash App, PayPal, Coinbase etc., você entenderá a escala de crescimento que não é teoricamente possível mas que, na verdade, foi conquistada aqui”, disse ele.

“E, no fim, são apenas exemplos, e não a ampla visão que você teria para a Blockfolio.”

“Estamos alinhando todo mundo e a equipe irá crescer após a aquisição”, acrescentou Ed Moncada, cofundador da Blockfolio.

Ainda não se sabe como a Blockfolio irá se encaixar na FTX. A FTX opera uma corretora com foco no varejo nos EUA, a FTX.US, e está trabalhando com o protocolo cripto Solana para criar Serum, uma corretora descentralizada.

Recentemente, a FTX.US contratou Sina Nader, ex-chefe de cripto da Robinhood — uma dica de sua ambição em expandir seu negócio.

“Sem entrar em detalhes mais técnicos, o objetivo aqui é conseguir oferecer o melhor produto que possa alavancar os usuários leais que Ed conseguiu”, disse Bankman-Fried sobre o acordo. “Eu acho que isso significa que iremos fazer tudo o que for possível.”

“Isso significa dar acesso à Blockfolio para todas as entidades que temos e para cada usuário, apresentamos o que mais se encaixa a eles”, continuou ele.

“[Blockfolio] é a porta de entrada para que muitas pessoas entrem para o ecossistema”, disse Paul Veradittakit da Pantera, e investidor na Blockfolio, do acréscimo de valor do aplicativo como uma propriedade da FTX.

“Existem tantas formas de monetizar a coisa: desde gestão de ativos à informação e até mesmo coisas como tributação.”

Ainda assim, ambas as empresas estão trabalhando em um recurso exclusivo de negociação para o varejo que será lançado ainda este ano.

Agora, o M&A entre a Blockfolio e a FTX virou o sexto maior acordo da indústria cripto (Imagem: Freepik/macrovector_official)

O acordo de M&A mais recente

De certa forma, o acordo é parecido com a aquisição do CoinMarketCap pela Binance, outro fornecedor de dados que possui uma grande quantidade de tráfego do varejo. Blockfolio poderia criar um maior topo de funil para a FTX entrar para o mercado de varejo de forma parecida.

Sob o acordo existe a narrativa de que o mercado cripto passará por uma nova onda de atividades de fusões e aquisições (M&A) no curto prazo.

Maiores aquisições da indústria cripto (Imagem: The Block)

Diversos especialistas do mercado cripto esperam que M&As em cripto acelerem ainda mais.

“Estamos fazendo isso desde que o início da institucionalização do setor”, disse Veradittakit. “Ao longo do caminho, estamos sendo alimentados sobre esse tema de consolidação. Eu acho que ainda veremos bem mais consolidação no setor.”

Em um e-mail ao The Block, Chris Ferraro da Galaxy disse que concorda que a atividade de M&A irá acontecer ainda mais neste segundo semestre de 2020. Galaxy opera um negócio de consultoria que guia empresas para grandes transações como essa.

“O diálogo de M&A aumentou conforme entramos na quarentena, direcionado por uma combinação 1) da percepção do que o ambiente de capital de risco será limitado no futuro próximo e 2) da grande seção de capitalização do setor, que já estava realizando iniciativas estratégicas, buscando pressionar esse acesso para a vantagem de capital”, disse Ferraro.

Galaxy e Spartan Group serviram de conselheiros de M&A para a Blockfolio sobre a transação. FTX dependeu de funcionários internos de desenvolvimento jurídico e corporativo na estruturação do acordo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar