Corretora cripto bloqueia saques de cliente alegando ataque hacker
A plataforma de investimento em criptoativos BlueBenx anunciou na quinta-feira (11) que iria travar os saques de seus usuários. Sem conseguir contato com empresa, clientes tem receio de golpe por parte da operadora.
A alegação da empresa é a de que havia sido vítima de um ataque hacker “extremamente agressivo”, entretanto a empresa não deu qualquer detalhe sobre como o suposto ataque teria acontecido.
A redação do Crypto Times entrou em contato com um dos clientes lesionados através de um grupo público no Telegram. Em conversa com a redação, o cliente prejudicado – que não quis se identificar – conta que começou a investir na BlueBenx em 2019, por recomendação de um ex-funcionário da empresa.
“Comecei colocando R$ 20 mil, para ver como é que funcionaria. Eu conheci a BlueBenx através de um amigo, que era amigo do [ex-funcionário da empresa] que chegou a trabalhar diretamente na empresa”, conta.
Ele conta que atualmente contabilizava R$ 755.900 investidos na plataforma e sacava R$ 30 mil por mês.
“Na segunda-feira passada um amigo meu que eu havia indicado para a empresa me contatou perguntando se estava tudo nos conformes. O motivo é que ele havia percebido que não estava tendo negociação na plataforma”, diz.
O ex-funcionário que havia indicado esse cliente contou a ele que a plataforma estava passando por uma instabilidade. Dessa forma, o cliente afetado passou o contato do ex-funcionário para seu amigo que havia reparado na falta de movimentação.
Após entrar em contato com o advogado que cuida da conta da empresa, o mesmo havia dito que foi demitido no dia em que a empresa disparou um email aos clientes informando sobre o travamento, na quinta-feira.
Entretanto, segundo o cliente diz ao Crypto Times, o advogado pode estar mentindo já que comenta no grupo de pessoas lesionadas que possuía dinheiro investido na plataforma, quando em conversa privada com ex-cliente, o mesmo diz que não foi afetado porque não possuía mais investimentos junto à empresa
Uma das questões levantadas foi a relação do suposto ataque hacker com a tentativa do lançamento de um token próprio da corretora, o “BENX”.
O cliente diz que não acredita que a empresa tenha sido hackeada. Para ele, os funcionários do alto escalão gastaram o dinheiro dos clientes na tentativa de lançar um token próprio da corretora.
“Eu acredito que [o lançamento do token] não vingou e eles perderam a mão e gastaram o dinheiro dos clientes”, diz.
De fato, o token BENX chegou a derreter 99% logo após seu lançamento, e estima-se um prejuízo de mais de US$ 100 milhões.
O cliente afetado diz que já abriu o Boletim de Ocorrência e aguarda as próximas medidas que podem ser tomadas.
O Crypto Times tentou contato com a empresa desde sexta-feira, mas, até o momento, não teve retorno. A Secretaria de Segurança Pública informa que cerca de 15 pessoas já registraram boletins de ocorrência, mas que nem todos foram contatos e a quantidade pode ser maior.
No site do Reclame aqui, a BlueBenx já conta com diversas acusações de seus clientes. Confira o email da empresa aos investidores na íntegra:
“Estamos escrevendo uma mensagem muito importante para comunicar a suspensão de todas as atividades relativas ao BlueBenx Finance.
Na última semana sofremos um Hack extremamente agressivo em nossos pools de liquidez na rede de criptomoedas, após tentativas incessantes de resolução, hoje iniciamos nosso protocolo de segurança com a suspensão imediata das operações dos produtos do BlueBenx Finance, incluindo saques, resgates, depósitos e transferências.
Estamos tomando essa ação hoje para reestruturar a BlueBenx Finance, visando em um futuro próximo honrar com todas as nossas obrigações.
Desde sempre atuamos na transparência das nossas informações e principalmente no interesse de nossos clientes e parceiros. Buscando essa continuidade de informações e visando melhorar as respostas e dúvidas sobre esse momento, criamos uma estrutura de gerenciamento de riscos junto com a empresa Nicolia Dos Anjos Sociedade de Advocacia que estará a frente dessa reestruturação e informações ao mercado e em especial aos nossos clientes, iniciando as respostas em 15/08/2022. A BlueBenx possui ativos valiosos e estamos trabalhando diligentemente para cumprir nossas obrigações.
Estamos tomando essa ação necessária para o benefício de todos os nossos clientes, a fim de recuperar a liquidez das operações enquanto tomamos medidas para preservar e proteger os ativos.
Entendemos que esta notícia é difícil, mas acreditamos que nossa decisão de pausar saques, depósitos e transferências entre contas é a ação mais responsável que podemos tomar para proteger nossa comunidade.
Há muito trabalho pela frente, pois consideramos várias opções, esse processo levará tempo, mínimo de 180 (cento e oitenta) dias para retorno às operações.
A BlueBenx foi construída através da confiança de nossos clientes, a dedicação incessante de nosso time, mas sobretudo, por enfrentar as barreiras e dificuldades de um negócio como o nosso em um mercado desafiador e incrédulo.
Agradecemos por seu apoio hoje e buscamos sua compreensão. Nós iremos superar isso tudo com dedicação e esforço e hombridade.
Sinceramente,
Equipe BlueBenx”
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