Corretora cripto Archax recebe licença da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido
A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) aprovou as operações de Archax, corretora de valores mobiliários digitais.
Nesta quarta-feira (19), Archax noticiou ser a primeira plataforma de negociação e custódia de valores mobiliários digitais a receber um sinal verde da FCA.
Mais especificamente, Archax recebeu uma licença de instituição multilateral de negociações (MTF) para o mercado de valores mobiliários digitais, permissões de custódia para armazenar os ativos digitais e fiduciários de seus clientes e permissões de corretagem para sua plataforma.
Graham Rodford, CEO da Archax, afirma que as aprovações “levaram um tempo” e o processo de licenciamento foi “difícil”. Archax irá lançar sua corretora de valores mobiliários digitais ainda este ano, afirmou ele, acrescentando que existem 35 questões a serem finalizadas.
Valores mobiliários digitais (ou “security tokens”) são formas tokenizadas de ações ou dívidas em um blockchain e ajudam a simplificar o processo de arrecadação de capital.
Valores mobiliários digitais são facilmente transferíveis e negociáveis e ajudam a melhorar a liquidez e os intervalos de confirmação. Archax disse que sua plataforma usa o blockchain Corda da r3.com para “firmar acordos instantaneamente”.
Todas as novas e existentes empresas cripto precisam ser registradas com a FCA. Para empresas já existentes, o prazo final de registro é dia 10 de janeiro de 2020 — se não cumprirem, terão de encerrar suas operações. Novas empresas cripto devem ser registradas antes de iniciarem suas atividades.