CryptoTimes

Corretora Bitfinex lança plataforma para negociação de ações e títulos tokenizados

06 set 2021, 17:18 - atualizado em 06 set 2021, 17:19
Bitfinex Securities
A nova plataforma da corretora cripto conta com uma modalidade de investimentos diferente da adotada pela FTX e pela Bittrex Global (Imagem: Twitter/Bitfinex)

A corretora cripto Bitfinex está adentrando o mundo das finanças tradicionais, com o lançamento de sua nova plataforma Bitfinex Securities.

Bitfinex Securities possibilitará que pequenas e médias empresas listem suas ações, títulos ou fundos tokenizados e arrecadem capital. Em troca, clientes da Bitfinex Securities poderão negociar e investir em valores mobiliários tokenizados.

A iniciativa é diferente da negociação de tokens acionários, a qual é oferecida por corretoras cripto, como FTX e Bittrex Global. Nessa modalidade, as corretoras listam tokens de ações que já estão no mercado tradicional.

Já na modalidade escolhida pela Bitfinex Securities, a plataforma irá listar ações, títulos ou fundos de companhias privadas que desejam abrir seu capital por meio de um item tokenizado.

“Basicamente, estamos tentando abocanhar uma parte da Bolsa de Valores de Londres e de outras bolsas de valores tradicionais”, disse Paolo Ardoino, diretor técnico da Bitfinex Securities, em uma entrevista ao The Block. 

Com sede no Cazaquistão

Segundo a Bitfinex Securities, a plataforma tem sede em Astana, no Cazaquistão, e é regulamentada pela autoridade do Centro Financeiro Internacional de Astana (AIFC, na sigla em inglês).

Porém, atualmente, a corretora tem uma licença condicional para operar como uma corretora de investimentos, concedida pela autoridade, disse Tim Aron, diretor de compliance da Bitfinex Securities, na entrevista. A condicional significa que a Bitfinex Securities irá operar em um ambiente sandbox até que a licença integral seja concedida.

“Iremos operar em um ambiente muito controlado”, disse Aron. “Temos de limitar a quantidade de arrecadações de capital para US$ 15 milhões e o número máximo de clientes para mil.”

Esses limites são globais, e não por emissão, disse Ardoino. Isso significa que, se a Bitfinex Securities realizar três rodadas de arrecadação de US$ 5 milhões cada, ela já terá atingido seu limite.

Ardoino disse que esses limites serão “removidos, assim que confirmarmos com a reguladora que as primeiras arrecadações foram bem-sucedidas” e assim que a licença for emitida.

Quando questionado do porquê a Bitfinex Securities ter escolhido ser sediada e licenciada em Astana, uma jurisdição menos conhecida, Ardoino disse que Astana está se estabelecendo como uma das capitais financeiras da Ásia e tem um processo regulatório “extremamente detalhado”, baseado nos regimes de Dubai, Abu Dhabi e Reino Unido.

“Temos trabalhado para obter essa licença durante o último ano e meio”, disse Ardoino.

Assim como a plataforma de negociações cripto, a plataforma de valores mobiliários da Bitfinex também não estará disponível para residentes dos Estados Unidos e de outros locais proibidos. Cidadãos do Canadá, Suíça, Venezuela, Áustria e Itália também estão na lista de nacionalidades proibidas da Bitfinex Securities.

Aqueles que podem negociar na plataforma terão de completar os processos de verificação e de conhecimento de usuário (KYC), disse Aron.

Tanto investidores do varejo quanto os credenciados poderão negociar na Bitfinex Securities, mas os primeiros só poderão participar das emissões de entidades que emitirem um prospecto de suas arrecadações de capital, afirmou Aron.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar