BusinessTimes

Correção: Quem é Tarciana Medeiros, anunciada para a presidência do Banco do Brasil (BBAS3)

04 jan 2023, 11:39 - atualizado em 04 jan 2023, 11:41

(Texto original citava informações incorretas do histórico profissional de Tarciana Medeiros. Segue o texto corrigido, com base no declarado publicamente pela futura CEO) 

Tarciana Medeiros, nova presidente do Banco do Brasil. (Reprodução/Twitter/@gleisi)

Anunciada pelo governo Lula para presidente o Banco do Brasil (BBAS3), Tarciana Medeiros é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão.

Primeira mulher a assumir a presidência do banco, a executiva diz ter começado sua carreira profissional como feirante em 1988, tendo sido professora após 1998. Em março de 2000, ela iniciou a carreira no Banco do Brasil, onde está há 21 anos.

Na instituição, ela atuou em vendas e, em 2002, foi nomeada para o primeiro cargo de gestão. “Daí foram mais 10 anos em diversos cargos na rede varejo, em agências e superintendências”, disse em seu perfil no Linkedin.

Medeiros foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias para distribuição de produtos ligados principalmente ao mercado de pessoa física.

“Além das estratégias para distribuição do crédito, considero como sucesso as estratégias de indução para vendas de produtos de seguridade que, em 2013, me levaram ao cargo de Superintendente Comercial na BB Seguridade“.

No BB Seguridade, Medeiros diz ter desenvolvido modelos estratégicos de indução de vendas no Brasil, apoiado na coordenação e direcionamento do trabalho das equipes de consultores das empresas da Holding BB Seguros, além de ter desenvolvido e aperfeiçoado indicadores para os diversos modelos de acordos de trabalho.

De 2018 a 2020, a futura CEO esteve à frente da implantação e aperfeiçoamento dos processos de pós venda na Diretoria de Crédito e Empréstimos.

Em 2021, ela foi transferida para a Gerência Executiva Experiência do Cliente e Soluções PF, tornando-se responsável pelas equipes que desenvolvem e aplicam modelos preditivos de análise do comportamento de consumo dos clientes, gestão do ciclo de relacionamento para cada proposta de valor e elaboração da estratégia de expansão e rejuvenescimento da base de clientes.