BB Investimentos

Queda global abre espaço para novas compras de ações?

05 fev 2018, 21:59 - atualizado em 05 fev 2018, 22:00
Nyse
Com a baixa desta segunda-feira, a bolsa americana zerou os ganhos do ano

A forte queda de 4,6% do índice Dow Jones nesta segunda-feira (5) puxou a desvalorização de 2,6% do Ibovespa e já parece ter acendido o alerta que os investidores à espera de uma correção aguardavam. Com a baixa, a bolsa americana zerou os ganhos do ano e a brasileira ainda mantém uma valorização de 7,15%.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

“Os agentes enxergaram o mau humor no exterior em função dos sinais de fortalecimento da economia norte-americana, que aumenta as chances de aceleração no ritmo de elevações da taxa de juros dos Fed Funds. Ademais, o mercado monitora a morosa resolução do teto da dívida dos EUA, que tem como data limite a próxima quinta-feira”, ressaltam os analistas do BB Investimentos Hamitlon Moreira Alves e Ricardo Vieites.

“Por aqui, além do ambiente externo desfavorável, as incertezas quanto ao avanço da Reforma da Previdência deixam os investidores com postura mais defensiva”, explica o Bradesco em uma análise publicada equipe de estratégia. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou hoje que a proposta precisa ser apreciada em fevereiro e que o adiamento do prazo pode acabar com a expectativa de aprovação do texto ainda neste ano.

O analista Victor Benndorf, da Benndorf Research, já vinha alertando para a necessidade de “tirar o pé do acelerador” no mercado local com volumes mais leves para novas compras, stops parciais em empresas muito esticadas e muita seletividade para novas operações.

“No outro lado da moeda, a correção atual melhor a razão “risco x retorno” para novas compras e quando esse movimento chegar ao fim teremos uma nova oportunidade de entrada…estamos monitorando!”, explica.

Segundo ele, contudo, caso o índice pare nos 82 mil pontos e der sinais de força haverá uma janela para trading. “Compra mais pesada mesmo (formação de careira) para mim só na casa dos 76 mil pontos”, pontua. O Ibovespa está na casa dos 86.600 pontos.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.