Serviços

Corpus Christi é feriado? Veja o que diz a lei e se você pode folgar

07 jun 2023, 13:03 - atualizado em 07 jun 2023, 13:03
Corpus Christi
Corpus Christi: Os profissionais têm direito a uma folga compensatória nos municípios onde a data seja considerada feriado (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (8) e, apesar de não ser um feriado, o dia é considerado ponto facultativo.

Sergio Schwartsman, advogado de direito trabalhista, explica que, no Brasil, os feriados são regulados pela Lei 9093/95. A norma estabelece quais são os feriados nacionais, e a data em questão não contempla a lista.

Entretanto, essa mesma lei permite que os municípios fixem feriados, de acordo com a tradição local, em um número não superior a quatro por ano.

“Assim, alguns municípios podem decretar o Corpus Christi como feriado, como é o caso do Município de São Paulo, por exemplo, por força da Lei Municipal 14.485/07, que em seu art. 10 diz que Corpus Christi é feriado”, exemplifica.

Schwartsman completa que, para o ano de 2023, o Decreto 62.140/22, especialmente no Anexo I, impõe que a data é efetivamente feriado. Salvador é outro exemplo mencionado pelo advogado, que destacou a Lei 1997/67 – art. 1º.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Corpus Christi: Dá para ganhar folga?

Os empregados que trabalham em um município em que o Corpus Christi não é feriado, como o Rio de Janeiro e Recife, por exemplo, ele pode ser convocado a trabalhar normalmente, sem ter direito a horas extras por isso.

Já os profissionais que trabalham onde a data seja considerada feriado, os mesmos têm direito a uma folga compensatória em algum outro dia da semana.

“Ou então ele deverá receber horas extras com o acréscimo de pelo menos 100%, ou mais, se isso estiver previsto na convenção coletiva da categoria desse trabalhador”.

Schwartsman explica que, nos locais em que o Corpus Christi não for feriado, nada impede a empresa de decidir dispensar os empregados do trabalho.

Neste caso, a companhia pode dispensar seu empregado do trabalho sem prejuízo da remuneração correspondente, combinar com o trabalhador para compensar essa folga e trabalhar em outro dia, ou mais horas em alguns dias, para compensar as horas não trabalhadas.

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.