Economia

Coronavírus vai testar resistência de bancos brasileiros, diz Fitch

18 mar 2020, 12:53 - atualizado em 18 mar 2020, 12:53
coronavírus
A agência de classificação de risco citou que as instituições financeiras do Brasil historicamente se mostraram resistentes a outros choques (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A Fitch Ratings afirmou nesta quarta-feira que a pandemia de coronavírus vai testar a resistência de bancos brasileiros, uma vez que as instituições financeiras provavelmente vão apurar uma deterioração da qualidade de seus ativos e lucratividade.

A agência de classificação de risco citou que as instituições financeiras do Brasil historicamente se mostraram resistentes a outros choques de mercado como impeachment de presidentes, escândalos de corrupção e recessão.

“Entretanto, o impacto do coronavírus, se houver, vai depender da duração e gravidade das medidas para redução da disseminação da pandemia sobre a economia real.”

Porém, a Fitch cita que bancos médios são vulneráveis à crise em parte por causa dos impactos da crise sobre pequenas e médias empresas. “Muitos dos bancos médios estão passando por mudanças estratégicas em seus modelos de negócios e tiveram despesas significativas na elaboração destes projetos”, afirmou a agência,

“A crise atual poderá levar a um atraso mais amplo para estas instituições conseguirem lucrar destes projetos.”

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar