Saúde

Coronavírus se espalha como nunca antes nas Américas, diz Opas

19 jan 2022, 16:13 - atualizado em 19 jan 2022, 16:13
“O vírus se espalha mais ativamente como nunca antes”, afirmou a diretora da Opas, Carissa Etienne, em um briefing (Imagem: REUTERS/Amir Cohen)

As infecções pela Covid-19 atingem novos picos no continente americano, com 7,2 milhões de novos casos e mais de 15 mil mortes relacionadas à doença na semana passada, afirmou a Organização Panamericana de Saúde (Opas) na quarta-feira.

“O vírus se espalha mais ativamente como nunca antes”, afirmou a diretora da Opas, Carissa Etienne, em um briefing.

O caribe teve o aumento mais brusco de infecções desde o início dos dois anos de pandemia, afirmou a agência regional.

Na América do Norte, os Estados Unidos e o Canadá passam por um surto de hospitalizações pela Covid-19.

Por conta de uma escassez de testes, a Opas recomendou que os países do continente priorizem os testes rápidos de antígenos para pessoas com sintomas de Covid-19 e que estejam correndo risco de espalhar o vírus.

Embora mais de 60% da população latino-americana e caribenha esteja completamente vacinada contra a Covid-19, a variante Ômicron se espalha rapidamente por todas as regiões, afirmou o gerente de Incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri.

O avanço da variante nas próximas semanas e meses irá depender das medidas de saúde pública para contê-la, inclusive o uso de máscaras e do distanciamento social, além de, principalmente, a vacinação para reduzir a gravidade de casos e hospitalizações de Covid-19, disse Aldighieri.

reuters@moneytimes.com.br