Coronavírus: Impacto no mercado é “dramático” e investidor foge do risco antes do final de semana
As notícias sobre uma preocupante nova variante do coronavírus na África do Sul desencadeou um movimento global de fuga do risco antes do final de semana, ainda agravado por um dia de feriado nos EUA (Dia de Ação de Graças).
O impacto, visto como “dramático” pela Capital Economics, tem sido semelhante ao de períodos anteriores de incerteza renovada em torno da trajetória da pandemia.
“Ativos e moedas de risco caíram de maneira generalizada, enquanto os rendimentos dos títulos caíram drasticamente e os portos seguros – notadamente o iene – subiram”, explica Jonas Goltermann, economista sênior da Capital Economics, em um relatório enviado a clientes nesta sexta-feira e obtido pelo Money Times.
Segundo ele, as expectativas de taxas de curto prazo, que aumentaram significativamente nos Estados Unidos e em outros marcos nos últimos meses, foram reduzidas rapidamente.
“É muito cedo para saber até que ponto a nova variante afetará as economias e os mercados, e os movimentos do mercado de hoje provavelmente foram exacerbados pela redução da liquidez devido ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos e pelo risco de novas más notícias surgirem no fim de semana”, aponta,
Além disso, a maioria dos mercados parecia estar descontando uma visão otimista sobre o ritmo da recuperação econômica e o caminho da pandemia – “ambas as premissas agora estão em risco”.
“Portanto, até que haja mais clareza sobre as implicações desta nova variante, ativos e moedas de risco podem permanecer sob pressão”, conclui.